Como Fazer um Questionário Online no Forms

Precisando realizar um questionário online com os seus amigos, colegas de trabalho ou de aula, nesse artigo vamos demonstrar como fazer.

Diversas vezes perdemos tempo realizando perguntas a equipe e não conseguimos ter as devidas respostas por medo de exposição e também reação dos colegas. Para isso, é necessário recorrer a alternativas anônimas e online.

PUBLICIDADE

Em nosso resumo, vamos demonstrar como realizar um questionário completo através da plataforma do microsoft forms disponível através do Office 365.

Sendo assim, vamos iniciar realizando uma pesquisa de satisfação e conhecendo um pouco mais sobre a ferramenta.

Como Acessar o Microsoft Forms

Por ser uma plataforma integrada com o Office 365 é necessário acessar a sua conta do office e buscar no menu lateral pelo ícone do forms.

onde-encontrar-microsoft-forms

Ao acessá-lo pela primeira vez, seremos direcionado para uma página onde vamos ter a opção de criar um: Novo Formulário. Através desse local, será dado início ao nosso questionário online, veja abaixo como fazer.

Como Criar um Questionário no Forms

Ao se deparar com a primeira página do questionário, teremos duas abas, uma composta pelas Perguntas, e outra aba com as Respostas atualizadas em tempo real, conforme os usuários respondem a perguntas.

Vamos então, dar inicio ao nosso questionário, selecionando o botão de 1. Adicionar Nova.

PUBLICIDADE
como-fazer-um-questionário-online

Após selecionar, será disponibilizado um menu com os diferentes questionários disponíveis, onde podemos realizar diferentes tipos de avaliações e perguntas, como por exemplo:

  • Opção: Alternativa de menu de marcação com possibilidade resposta obrigatória ou não.
  • Texto: Resposta com texto livre para ser respondida como preferir, com opção de limitação no tamanho de texto.
  • Classificação: Para realizar uma avaliação com nota de 1 a 10.
  • Data: Disponível para informar um período exclusivo de algum acontecimento.
  • Net Promoter Score: Indicvador de recomendação a um amigo ou colega, com avaliação de 1 a 10.
como-fazer-um-questionário-no-forms

Após isso, podemos dar início a nossa pesquisa de satisfação.

Em nossa primeira pergunta, vamos solicitar qual foi a satisfação em um de nossos produtos ofertados, utilizando o botão de Opção para as alternativas: Ruim, Bom, Muito Bom.

como-criar-uma-pergunta-online

Para cada nova opção a ser inserida nas respostas, é possível inserir um novo texto personalizado. Logo no final da pergunta, será possível encontrar dois botões de configuração opcional para sua pergunta:

  • Várias respostas: Escolha essa opção se mais de uma resposta for correta.
  • Obrigatória: Marque essa opção caso deseje que a resposta seja obrigatória (não poderá avançar ou finalizar o questionário sem responder a pergunta).

Repita esse processo para quantas perguntas forem necessárias a serem realizadas.

Após isso, vamos compartilhar o formulário para nossa equipe ou pessoas destinadas a respoder o questionário online, veja abaixo como devemos fazer.

Como Compartilhar o Formulário do Forms

Através do botão de Enviar no canto superior direito, é possível escolher as diferentes opções de compartilhamento.

Em nosso artigo de como compartilhar formulário explicamos um pouco sobre cada uma delas. No entanto, abaixo demonstraremos um breve resumo sobre cada uma delas.

PUBLICIDADE
compartilhar-formulário-online

Será possível escolher diversos meios de compartilhar as informações, sendo elas a mais tradicional através de um link completo ou abreviado. Por outro lado, se alguma delas não lhe atender, podemos optar por outras alternativas, como:

  • QR Code: Para divulgar com ususários que pretendem responder a pesquisa através do celular.
  • Incorporar WEB: Código em html para incorporar a pergunta em seu site/blog.
  • Email: Envio de e-mail personalizado para os usuários necessários a responder.
  • Redes Sociais: Compartilhe diretamente em suas redes sociais para atrair um público ainda maior.

Como é possível observar, o envio de um questionário online pode ser feito em poucos minutos e compartilhado rapidamente com sua equipe.

Resultados em Tempo Real do Formulário

Após compartilhar o formulário com os usuários ideais, chegou o momento de analisar as respostas. Para isso podemos acessar a segunda aba que mencionamos no início desse artigo conhecida por Respostas.

Acessando essa aba, o administrador e criador do formulário pdoerá acompanhar a evolução das respostas em tempo real. Ou seja, para cada resposta que seu público informar, será possível verificar através do dashboard.

resultados-questionário-online

Por outro lado, se a plataforma do Forms não atender a sua necessidade, existem outras diferentes plataformas que também podem ser utilizadas para criar o seu questionário online, vamos verificar abaixo algumas alternativas secundárias.

Ferramentas Extras para Criar Questionário Online

Em nosso passo a passo, aprendemos utilizar o Microsoft Forms para realizar um questionário online. Por outro lado, existem outras diferentes ferramentas que não devem ser deixadas de lado no momento da escolha. Conheça mais 3 ferramentas disponíveis.

1. Google Forms

Uma das ferramentas online mais utilizadas para desenvolver questionários é a plataforma do Google Forms. Se destaca pela simplicidade e rapidez na elaboração dos questionários com um grande diferencial de ser gratuita.

Possibilidade de vincular vídeos do Youtube e também incluir imagens visuais para identificar melhor as perguntas.

PUBLICIDADE

2. MindMiners

O MindMiners vem trazendo um novo conceito de realização dos questionários. Através dessa plataforma você encontra-rá questionários prontos para utilizar.

Nesse modelo, o organizador das perguntas não precisa ter um grande conhecimento sobre pesquisas, pois terá uma boa plataforma auxiliando nas perguntas.

Por outro lado, a plataforma também oferece alguns planos pagos, mas também disponibiliza uma versão gratuita, onde é possível coletar até 100 respostas em seu questionário, o que pode vir a facilitar em pesquisas pequenas.

3. Survey Monkey

Uma das plataformas mais conhecidas no mundo. Survey Monkey traz uma proposta semelhante as demais demonstradas.

Essa ferramenta é bastante indicada para realizar pesquisas anônimas, visto que é uma plataforma externa da maioria das organizações e empresas.

Dicas para elaborar um bom questionário

Por fim, chegou o momento de seguir boas dicas para que o seu questionário seja muito bem feito e consiga coletar as respostas necessárias. É importante seguir algumas boas práticas de comunicação e elaboração das perguntas.

Linguagem simples e direta

Evite utilizar palavras muito difíceis de serem interpretadas, ou que levem a pessoa que irá responder permanecer com dúvida sobre a pergunta.

Nessa etapa, vale ser direto nas perguntas. Na dúvida, realize uma pergunta simples e direta e peça a opinião da equipe antes de formalizar o relatório por completo.

PUBLICIDADE

Use perguntas únicas

É bastante interessante combinar diversas perguntas em apenas uma. No entanto a resposta da primeira pergunta pode ser diferente da segunda resposta, e nessa etapa o usuário final pode vir a ficar na dúvida de qual melhor opção.

Sendo assim, é fundamental estruturar as perguntas de maneira única para cada resposta, evitando uma confusão de quem estará respondendo o questionário online.

Busque por dicas

Se mesmo permanecer na dúvida de realizar um bom questionário, procure por dicas através da Internet. Podemos encontrar excelentes dicas e também questionários iniciados que nos permite replicar as perguntas.

Seja curioso e esteja sempre disposto a melhorar a suas perguntas.

Portanto, aprendemos aqui como fazer um questionário online e também mais dicas para elaborar o seu.

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348