Histórico de Ações no Excel
Com a alta recente de investidores nos mercados acionários percebeu uma carência bastante grande em busca dos histórico de ações no Excel, em 2020 a Microsoft lançou uma função para o Excel que permite buscar o histórico de cotações da bovespa de maneira rápida.
Diante isso, além das cotações em tempo real já encontradas aqui na Studio Excel, agora é possível buscar o histórico de cada ativo da bolsa.
Preparamos um passo a passo simples e rápido para auxiliar a entender sobre essa nova função, conhecida como: =HISTÓRICODEAÇÕES
Sintaxe: Função HISTÓRICODEAÇÕES
A sintaxe é composta por três argumentos obrigatórios, e demais argumentos opcionais, como forma de refinar a sua busca.
- AÇÃO: Nesse campo vamos informar o código de ação escrita na bolsa para buscar os dados históricos, por exemplo: ABEV3, ITSA4, PETR4.
- DT_INICIAL: Aqui será importante informar ao Excel qual a data inicial do histórico você deseja buscar, por exemplo: 01/01/2020 com essa inserção será trazido todas as cotações de fechamento desde o período até a data de hoje.
- DT_FINAL: Esse campo é o período final de busca que o Excel vai nos trazer, podendo ser inserido um valor opcional, ou através da data de hoje.
- INTERVALO: Vamos configurar a representação das informações, sendo que: 0 = diário, 1 = semanal e 2 = mensal. Ou seja, como vamos representar os dados históricos.
- CABEÇALHOS: Configuração opcional para inserir o cabeçalho da tabela de dados ou não.
- PROPRIEDADES: Configuração opcional que insere adicionais em cada cotação, sendo que: 0 = Data, 1 = Fechar, 2 = Abrir, 3 = Alto, 4 = Baixo e 5 = Volume. Por outro lado, é possível informar apenas uma propriedade.
Após conhecer a função e sua sintaxe, vamos demonstrar passo a passo como inserir uma cotação histórica de qualquer ação da bolsa de valores.
Como Usar a Função Histórico de Ação no Excel
Em primeiro lugar, vamos preparar a nossa base inicial com informações relevantes a serem trazidas no histórico, como o exemplo a seguir.
Criaremos uma coluna com o ativo, data inicial e data final para usar de referência no momento de inserir a função.
Após isso, vamos inserir a fórmula em uma célula ao lado, fazendo referência aos dados inseridos acima.
Ao inserir as referências e pressionar enter, será possível perceber a criação de uma tabela completa com todas as cotações de fechamento diário.
Histórico Cotação Dólar no Excel
Uma outra vantagem de se utilizar a função de Histórico de Ações no Excel é a possibilidade de trazer as cotações de moedas histórica também.
Nesse formato é importante seguir o padrão básico do Excel sobre as moedas, como por exemplo: USDBRL, EURUSD. Pouco diferente do demonstrativo em mercado forex, as moedas não são separadas pela barra.
Sendo assim, utilizaremos a mesma referência acima, para trazer o histórico da cotação do dólar, usando o valor referência USDBRL.
Análise Gráfica de Ações no Excel
Por fim, vamos demonstrar como é possível unir a função histórico de ações no Excel com a geração de gráficos.
Para isso, vamos expandir o tempo inicial da ação para ano 2000, e buscar o histórico completo, o que nos resulta em pouco mais de 5000 linhas.
Após isso, vamos criar um gráfico de linhas no Excel para representar o histórico de ações.
Como podemos observar, o gráfico com histórico de PETR4 ficou bastante visual através do gráfico de linhas. Você também pode aprender a criar gráficos de candlestick através dessa aula.
Sendo assim, encerramos nosso passo a passo de como buscar histórico de ação no Excel e também realizar a criação de gráfico diretamente no Excel.