Big Data: O que é? Para que serve? Como usar? Quando usar?

Para quem está acompanhando as tendências tecnológicas já ouviu falar em Big Data. Esse termo está relacionado diretamente com a quantidade de dados que as empresas geram todos os dias e a todo momento.

Por mais que esteja em ênfase, o Big Data já existe a muito tempo. Antes mesmo de termos os meios digitais popularizados.

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Se considerarmos arquivos com dados históricos, podemos dizer que o armazenamento de informações acompanha a evolução humana.

Durante a transição da era da informação para era tecnológica, vários estudiosos já abrangiam o tema e comprovavam em estudos que era possível armazenar, vozes, mídias, textos ou informações exclusivas para consultas e análises posteriores.

Peter Lyman e Hal R. dos anos 2000, intitulam que grande quantidade de informações únicas são criadas e armazenadas por indivíduos.

Ou seja, iniciou-se o armazenamento e democratização dos dados de forma crescente.

Com o passar dos anos, mais informações são geradas e mais dependentes das análises de dados os negócios se tornam.

Principalmente quando se deseja estabelecer tendências de mercados, comportamentos de compras, obter insights relevantes para o negócio, agrupar informações para tomadas de decisões.

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Com o advento da Pandemia observamos uma evolução muito rápida das tecnologias, dos meios digitais e a necessidade de se transformar grandes bases de dados em estruturas para rápidas e precisas análises.

O que é o Big Data?

Big data faz parte da área do conhecimento que compreende um conjunto de técnicas capazes de interpretar e analisar quantidades de dados muito amplos. São técnicas metodológicas as quais permitem coletar, manipular, analisar e exibir dados, que construam valor agregado a partir dos resultados obtidos e transformados em volumes menores de informações.

Em resumo, o Big Data permite aos negócios uma maior capacidade analítica para tomadas de decisões acertadas, mais inteligentes e que direcionam para o melhor caminho a se seguir.

Em consequência, temos uma empresa com negócios mais competitivos, com análises de tendências e facilidade do uso das informações a seu favor.

Os 5 V´s do Big Data

O termo Big data é recente, porém, a pratica de coleta de dados e armazenamento de dados é um pouco mais antiga. Quando procuramos o termo em dicionários estatísticos, poucos deles apresentam descritivos. Todavia podemos resumir que são dados de multivariados temas, com elevadas dimensões, podendo ser criados em tempo real, ou não, e que possuem um crescimento exponencial. São os chamados megadados.

A abordagem cientifica conceitua em 3 Vs, porém, a literatura permite expandir para os 5 Vs do Big Data. São eles, O volume, a Velocidade, a Variedade, a Veracidade e o Valor.

Vamos entender conceitualmente o que cada um deles aborda.

1. Volume

Refere-se a quantidade de dados gerados. Podem ser oriundos de fontes diversas, estruturados ou não estruturados, cujos valores nem sempre são conhecidos. São terabytes, zetabytes e brontobytes de informações que podem ser agrupadas, guardadas em locais diferentes e unificadas através de softwares.

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2. Velocidade

Trata da velocidade e rapidez com que os dados são criados, transmitidos e tratados. É preciso que se tenha soluções ágeis para análises em instantes que são criados. Para os gestores, estas informações são cruciais para a sobrevivência do negócio, visto que, sem velocidade, as informações produzidas podem estar defasadas rapidamente.

3. Variedade

O Big Data lida com dados estruturados, semi-estruturados e não estruturados.

Essas informações aparecem sob a forma de vídeos, áudios, imagens, posts de redes sociais, cookies de navegadores etc. no meio tecnológico, alguns profissionais já nomeiam a variedade de dados como sendo o Any Data (quaisquer dados), pois podem ser avaliados, estudados, agrupados quaisquer sejam os dados.

4. Veracidade

Está ligada a quanto a informação apresentada é verdadeira.O quão são confiáveis os dados oriundos das combinações logicas aplicadas na manipulação dos dados. Se relaciona ao contexto de análise de dados e qualidade que estas análises emitem.

O conhecimento da veracidade dos dados ajuda a entender os riscos e facilita as decisões.

É preciso ter filtros seletivos para garantir a confiabilidade da informação extraída.

Obedecer as regulações de proteção de dados é fundamental para a segurança e manutenção da integridade das informações, armazenamentos, compartilhamos e análises, se precavendo a vazamentos e usos indevidos.

5. Valor

Indica o esforço empregado para que a informação agregue utilidade à empresa. Para isso, é necessário compreender o que a empresa necessita, quais a regras e normas que permeiam o negócio e o quanto se está disposto a investir para a transformação do dado.

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O valor está diretamente relacionado aos benefícios que as soluções de Big Data vão trazer para uma empresa.

Cada instituição precisa checar se os benefícios trazidos pela análise de Big Data compensam o alto investimento nas soluções específicas para isso.

Qual a importância do Big Data?

Com crescimento contínuo e acelerado de dados, com as mais variadas possibilidades de resultados, é preciso recorrer as tecnologias para conseguir extrair os melhores conteúdos para as tomadas de decisões.

A importância do Big Data não está relacionada apenas com o volume de dados disponíveis e manipuláveis. Mas sim com a agilidade e precisão que esses dados oferecem.

Quando bem trabalhados e explorados os dados, eles trazem vantagem competitivas. Eles podem originar insights que dão a oportunidade para as empresas tomarem as melhores decisões para os seus negócios.

Deve-se levar em consideração o que você vai fazer com os dados que foram obtidos. Obviamente que o uso destes dados deve obedecer o modelo de negócio, a atividade exercida, metas, objetivos traçados pela organização.

Sendo assim, é possível se dizer que o Big Data é importante para a identificação de novas oportunidades dentro das organizações.

Qual o Potencial do Big Data?

Quando pensamos em potencial do Big data podemos entender que seriam os benefícios que as instituições vão ter com a implantação do Big data nas suas gestões de dados.

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A ideia é criar uma ferramenta de trabalho que permita aprimorar os processos, obter interpretações rápidas, valorosas, sobre as tendências de mercado, comportamentos, consumos e as oportunidades potenciais daquele tipo de negócio.

De maneira geral, é adotado para melhorar o desempenho de qualquer setor da empresa, elevando a produtividade e execução de tarefas ajustadas as necessidades dos clientes e do negócio.

Listamos a seguir algumas vantagens que o Big Data pode trazer para as empresas e negócios.

1. Subsidiar tomada de decisão

Para tomadas de decisões as empresas estão cada vez mais utilizando-se de análise de dados, embasamento histórico, avaliações de mercado e assim podendo estabelecer as diretrizes para maximizar as oportunidades.

Quando se incorpora o uso do Big Data se tem uma visão mais completa, mais dinâmica e mais precisa sobre o seu objetivo.

2. Criar oportunidades

Com as mais variadas combinações de informações de mercado, é possível de prever a tendências, bem como a necessidades apontadas pelos consumidores e como o mercado se comporta para atender essa gama de oportunidade de negócios.

Seguindo essa lógica, os possuidores as informações podem criar mecanismos inovadores que atenderão os públicos de interesses específicos, além de fomentar o mercado e instigar a novas demandas.

3. Fidelização de clientes

Os dados dizem muito sobre seus clientes. Quando se aplicam pesquisas de mercado, se analisa interesses de compra, as suas necessidades e seus desejos.

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A busca de produtos em determinados setores, permite que se tenha potencial de informações para ofertar ao cliente exatamente o produto ou o serviço que ele está procurando.

O Big data permite identificar o comportamento dos clientes, e criar ferramentas que fazem o item procurado se tornar um atrativo para aquele consumidor.

Anunciar ofertas naquele seguimento varejista, por exemplo, é uma das ações que as empresas podem oferecer, cativando e encantando o cliente.

No pós-vendas, estabelecer uma relação de confiança, que faça com que ele te procure para uma nova compra também é uma forma de conhecer o cliente e aumentar as possibilidades de ser cada vez mais assertivo na próxima venda.

Outra forma de cativar o cliente é recomendar a compra de produtos que já foram pesquisados pelo interessado.

Os sites de compra utilizam muito essa ferramenta. Você adquire um determinado produto por exemplo e ele te recomenda a aquisição de um item complementar.

Ou te apresenta os itens de mesmo segmento que interessaram para outras pessoas que buscaram pelos mesmo itens de compra, como forma de facilitar a sua tomada de decisão.

Com a identificação dos perfis do público daquela organização, é possível que ela entregue as ofertas de produtos e serviços as características personalizadas. 

Isto facilita para as corretas comunicações com seus clientes, que hoje estão cada vez mais exigentes.

4. Redução de custos

Aqui muitos devem pensar que o Big Data encarece os custos de uma organização. De certa forma, o uso de quaisquer tecnologias de ponta tem uma falsa sensação de elevação de custos.

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Porém, o ganho potencial que o uso correto das informações promove nas organizações é muito maior. Todavia, tudo varia do que se pretende ter e onde se pretende chegar.

Em uma indústria o Big Data pode indicar pontos de falhas, de defeitos e de erros em tempo real, sem a necessidade de se realizar grandes paradas de produção para ajustes.

A produtividade das equipes se elevam com soluções simples de automações.

Nos serviços e em instituições financeiras, pode-se identificar comportamentos fraudulentos que prejudicam os negócios e que lesem os clientes

No comercio, pode-se entender os concorrentes, e ter soluções e preços mais atraentes.

No marketing quanto maiores os clientes atingidos, cujo preço de clique se torna mais baixo devido à concorrência, maior a probabilidade de vendas e maior a abrangência da comunicação.

As reduções de custos com economias de tempos possibilitam a otimização de tomadas de decisão, de ofertas de serviços e serviços, possibilita o desenvolvimento de inovações.

5. Criar soluções de valor

A solução de valor corresponde a técnicas utilizadas para se ter o diferencial competitivo.

As informações concebidas com as análises de dados provenientes das técnicas de mineração de dados do Big data fazem parte dos direcionadores do negócio que tornam ele diferente dos seus concorrentes.

É possível tornar a sua marca um diferencial! Conheça quem é o seu consumidor e seja criativo e inovador.

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Quanto mais riquezas de dados mais importantes e mais refinadas são as soluções encontradas e maior será a sua chance de ditar as tendências de mercado.

Focar nas necessidade e problemas dos consumidores, cria um valor agregado permite aumentar o número de cliente e solucionar problemas específicos.

Conclusão

O uso do Big data está cada vez mais presente em todos os negócios. Isso se dá pela grande volumetria de dados e informações que são geradas a todo momento. As empresas utilizam-se das ferramentas estatísticas do Big data para se tornarem cada vez mais competitivas e atenderem cada vez mais as necessidades de seus clientes.

Criar soluções inovadoras, que reduzem custos e otimizem tempo também são potenciais desta ferramenta.

Os dados fomentam a necessidade de mudanças nas operações e nos processos das empresas. Eles permitem rápidas tomadas de decisão, com eficiência e assertividade.

O Big data dá suporte de informação precisas permitindo tomadas e decisões com máxima precisão.

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Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

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