Como Fazer o Primeiro Investimento: Aprenda como Começar a Investir

Não é atoa que os investimentos estão em alta, durante o ano de 2020 a procura por aplicações financeiras, seja ela em tesouro direto, renda variável, foi muito crescente, nesse momento muitos estão na dúvida de como fazer o primeiro investimento.

Em seguida, vamos aprender os itens básicos para realizar o primeiro investimento.

PUBLICIDADE

Como fazer o primeiro investimento?

O primeiro investimento é realizado de maneira muito conversadora, geralmente quando o investidor tem a ideia de iniciar a investir ele acaba tendo um certo receio em onde investir seus primeiros reais.

No entanto, com um bom estudo inicial essa decisão pode ser simplificada. Sendo assim, é necessário se perguntar, onde vou iniciar meus investimentos?

Nesse momento é importante observar sua condição financeira, momento de vida, conclusão da reserva de emergência, entre outros.

Quais são as melhores alternativas de investimento pela primeira vez?

Quando falamos em realizar o primeiro investimento, já pensamos em iniciar pela renda fixa.

Por outro lado, não existe uma regra ou obrigação que nos diz que o primeiro investimento deve ser feito através da renda fixa, podendo sim, ser através de renda variável.

Sendo assim, vamos realizar duas perguntas: Você deseja aumentar a sua rentabilidade e patrimônio, ou deseja constituir uma renda recorrente?

PUBLICIDADE

Pois bem, se a sua resposta foi aumentar o seu patrimônio e buscar por maiores rentabilidades, a sua melhor alternativa na renda variável será através de empresas. Ou seja, em Ações.

Ao investidor que deseja dar os primeiros passos através da renda variável e deseja obter renda. Ou seja, ter uma renda recorrente todos os meses, a melhor indicação se da através dos Fundos Imobiliários.

Como manter disciplina nos investimentos?

Sem dúvidas, o maior desafio de um investidor é manter a disciplina em seus aportes e estudos.

O primeiro ponto para se observar, é que para você ganhar mais dinheiro, e também aumentar o seu patrimônio, não existe outra alternativa, você irá precisar aportar mais, e aportar sempre.

Para quem não depende de grandes valores para fazer o aporte inicial, construir o patrimônio aos poucos exige um fator disciplina muito grande.

Nesse caso, o importante é sempre ao receber alguma receita, seja ela de salário, ou renda extra, sempre destinar pelo menos 10%, 15% desses valores para os seus investimentos, em busca sempre da famosa bola de neve.

Se você tem dúvidas de como o juros compostos nos ajuda nessas situações, experimente realizar o download do simulador de juros compostos.

Por fim, vale lembrar que o processo de começar a investir, e também fazer o primeiro investimento é um processo que exige dedicação e tempo, você pode aprender a como buscar novas alternativas de renda para compor o seu aporte, ou tomar boas decisões consultando páginas de investimentos especializadas, como por exemplo a Suno Research.

PUBLICIDADE
Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348