7 Dicas de Como Fazer uma Boa Apresentação de Slides
Criar apresentações no Power Point é uma tarefa bastante rotineira, seja ela na escola, no trabalho, em sua vida, ela estará sempre presente, com isso preparamos 7 dicas de como fazer uma boa apresentação de slides.
Criar apresentações no Power Point que causem impacto para quem está assistindo é um pouco complicado e trabalhoso, mas quando aprendido e feito da maneira correta, os resultados são incríveis.
Seja no momento de receber uma promoção profissional e ser lembrado pelo cara das apresentações, ou também para receber uma boa nota na universidade, a apresentação de slide em Power Point deve ser levada a sério.
Portanto, para facilitar nosso leitor, estaremos abaixo listando as principais dicas de como fazer uma apresentação impactante.
Quando elaborar uma apresentação de slide com capricho?
Em primeiro lugar, precisamos aprender a diferenciar uma boa apresentação uma ruim apresentação.
Vamos supor que existem dois cenários para demonstrar o mesmo resultado, conforme vamos observar abaixo, ao lado esquerdo deixamos um slide totalmente em branco, e outro com as formatações originais do próprio Power Point.
Considerando que você seria o responsável para avaliação da banca do tcc de seu aluno, e chegasse duas apresentações com as formatações acima.
Qual delas você melhor avaliaria?
Se você respondeu a da direita, ou a segunda apresentação, está correto!
Como é possível observar, uma simples formatação de slides quando feito da maneira correta, possibilita e permite muitas vantagens competitivas.
1. Conheça o seu objetivo final
Tenha em mente seu principal objetivo que você quer trazer para quem vai assistir.
Seja ele informar, entreter, demonstrar um conteúdo, orientar o leitor. Sua estrutura visual tem que ser favorável.
Lembre-se do ditado, a primeira impressão é a que fica, invista nela.
2. Conheça o seu público alvo
Aqui entra um ponto muito importante no momento de uma apresentação, tome muito cuidado para nao repassar informações ou conteúdos que o seu leitor já sabe.
Por outro lado, se sua apresentação é voltada para automóveis, não teria lógica criar uma apresentação com o tema principal voltado para o futebol, correto?
Esses pequenos detalhes devem ser levados em consideração no momento da apresentação para que não acaba tornando a sua apresentação ruim ou pouco atrativa.
3. Monte a estrutura início, meio e fim de forma objetiva
O fator principal de uma apresentação é seu conteúdo a ser repassado ao leitor, não esqueça que muitas vezes o leitor será leigo no assunto.
Ter clareza nas informações, como conteúdos desenvolvidos com início, meio e fim.
Aquela introdução chata de ser escrita, deve estar presente logo no início de seu artigo. Assim, como também a conclusão com um resumo final de seu conteúdo.
4. Não utilize o Power Point apenas como obrigação
Embora, existem muitas ferramentas para criar apresentações de slides com o passar do tempo, a maior procura pela plataforma sempre foi e continuará sendo o Power Point.
Mas, apesar de todos os benefícios e vantagens que ele oferece, é importante que você não utilize ele apenas por obrigação para usufruir de alguns benefícios visuais.
Faça dele sua ferramenta de trabalho rotineira, e se possível aprenda diferenças técnicas de apresentações, como será possível observar a seguir, a prática é o principal diferencial nas apresentações.
5. A prática te levará a perfeição
Quando você encontrou esse artigo, a principal dúvida levantada era como fazer uma boa apresentação de slides, ao final desse artigo tenho certeza que estará apto para criar apresentações de impacto.
Como em qualquer atividade desenvolvida por alguém, a prática é sempre a melhor maneira de otimizar e desempenhar atividades melhores.
Com o power point não é diferente, quanto mais a ferramenta for praticada e utilizada, melhor serão os seus trabalhos e apresentações, então não desperdice essa oportunidade.
6. Não exagere nos textos
Quando o leitor tem o primeiro contato com a apresentação, ao dar de cara diretamente com muitos textos e longas escritas, é frustrante!
Tenha conteúdos diretos e objetivos com boas imagens que retratem o assunto e faça o leitor ter vontade de acompanhar suas apresentações.
Essa é a famosa dica de ouro no momento de uma apresentação, não exagerem no tamanho de seus textos, isso acaba estragando o seu trabalho.
7. Evite somente ler as apresentações
Assim como se deparar em uma apresentação gigantescas com longos textos, é muito cansativo quando esses textos são apresentados através de leitura.
Dominar o assunto que irá apresentar é o principal fator para que não precise ficar lendo os slides durante a apresentação.
Além de ser chato ao leitor, também prejudicará suas notas na universidade, ou passará uma má impressão aos colegas e coordenadores da sua empresa.
Melhores programas para fazer apresentação de slides
Agora que aprendemos sobre as principais dicas no momento da apresentação de slides, vamos conhecer algumas das melhores ferramentas para utilizar em paralelo ao power point.
Embora, o power point seja o líder isolado na qualidade dos sistemas, e nós defender o Pacote Office com unhas e dentes, é preciso reconhecer os concorrentes que fazem o trabalho de casa corretamente.
1. Microsoft Power Point
Assim, como destacamos durante esse artigo, o nosso favorito e líder em apresentações é o Power Point, apesar de depender de uma licença paga, ainda é a melhor alternativa de uso.
Sua facilidade em utilizar é um bom diferencial ao usuário inicial nas apresentações, além de disponibilizar de excelentes templates.
2. Prezi
Uma plataforma pouco conhecida no ramo digital, mas que consegue substituir o Microsoft Power Point de maneira muito fácil.
Essa plataforma é composta pela facilidade em criar apresentações no modelo de mapa mental e organizar apresentações no formato de zoom.
3. Keynote
O Keynote é uma plataforma muito útil para usuários do sistema Mac e iOS, embora ele seja exclusivo para essa ferramenta, ele é um programa excelente com as ideias muito bem elaboradas.
Um grande diferencial nessa plataforma é a possibilidade do Keynote Remote, que nada mais é do que um aplicativo de celular iOS que pode realizar a sua apresentação em um controle remoto.
Ou seja, é possível alternar slides através do celular, podendo assim manter a distância do computador.
4. Google Drive
Por fim, deixamos aqui a nossa indicação para os sistemas da Google.
Assim como no Excel o seu par seja o Google Sheets, através do Google Drive é possível elaborar apresentações de maneira online.
Em outras palavras, ao realizar o login direto na plataforma é possível compartilhar as apresentações com usuários através de link e até mesmo acessa-la de qualquer lugar.
Portanto, chegamos ao final de nosso artigo, onde divulgamos dicas de como fazer uma boa apresentação de slides junto com alguns programas indicados para elaborar as atividades.