Gateway no Power BI: O que é? Como Instalar?

Uma das principais vantagens de se utilizar o Power BI está na velocidade de transmitir dados e atualizações em tempo real, para isso é encessário ter instalado o gateway data pessoal disponível no site da Microsoft.

No artigo abaixo, vamos demonstrar passo a passo como baixar, instalar e utilizar a ferramenta indispensável para quem deseja automatizar os relatórios do Power BI.

PUBLICIDADE

Para realizar essas pequenas tarefas, precisamos seguir alguns passos pelo administrador do computador. Caso você trabalhe em um ambiente corporativo é necessário solicitar ajuda a algum representante da tecnologia da informação.

Caso você seja o único usuário do Power BI, não existe a necessidade de tercerizar a instalação.

O que é Data Gateway?

O gateway de dados é responsável por transferir dados instantâneo e segura através de locais conectados via banco de dados, esses dados não precisam estar exclusivamente no Power BI, podem estar através de nuvem, servidores locais, Power Apps, Power Automate, entre outros.

Ao se conectar com o gateway pela primeira vez, é possível manter os banco de dados de diferentes fontes de informações atualizadas com recorrências.

Podemos converter todos esses dados em automatizações através do Power BI, programando recorrências de atualizações diárias ou a cada 30 minutos, a seguir vamos aprender um pouco mais sobre essa grande funcionalidade.

Como Fazer o Download do Gateway?

Para realizar o download, podemos considerar que seu primeiro contato com o gateway acaba sendo bastante facilitado, visto que o site da Microsoft oferece o instalador gratuitamente em sua plataforma.

PUBLICIDADE

Realize o download aqui.

Acesse o site do Gateway do Power BI e pressione o botão de Download do Modo Pessoal. Você irá se deparar com duas opções, sendo que o modo pessoal acaba sendo o mais recomendado para quem irá utilizar os dados de maneira local, sem o desejo de compartilhar dados com outros usuários.

download-gateway-power-bi

Após isso, basta seguir os procedimentos padrões de uma instalação de arquivo .exe. Se preferir, pode acompanhar o passo a passo a seguir.

Como Instalar o Gateway?

Ao acessar o arquivo, será possível realizar a instalação do Gateway, como padrão o Power BI vai oferecer um caminho já automaticamente para a sua solicitação, precisando apenas ir avançando cada etapa.

Em primeiro lugar, aceite os termos de uso e clique em atualizar.

como-instalar-gateway-power-bi

Após isso, aguarde o período de instalação que deve levar em torno de 30 segundos a 1 minuto dependendo do seu sistema.

Com uma tela semelhante abaixo, será possível observar o andamento da instalação.

instalação-gateway-power-bi

Quando concluir, já será possível acessar ao gateway web diretamente pelo site da microsoft. Portanto, seu gateway estará instalado e pronto para uso.

PUBLICIDADE

Essa tarefa é realizada apenas uma vez em cada computador.

Como Acessar o Gateway no Power BI?

Acesse sua versão web do Power Bi através do site, na tela inicial você irá observar 3 pontos ao lado de sua foto de identificação, através desse local será possível acessar ao guia configurações.

configurações-power-bi

Acesse as configurações para se deparar com o layout administrativo do Gateway.

Utilize a guia de conjunto de dados e observe que o gateway estará ali disponível como uma imagem de alerta. Caso a instalação não tenha sido concluída, será possível realizar o download através dessa guia.

gateway-instalado-power-bi

Na conexão de gateway é possível verificar que o gateway pessoal já está rodando e funcionando.

Qual as opções disponíveis no Gateway?

Através do gateway é possível realizar diversas configurações individuais para cada conjunto de dados criado para facilitar os relatórios de Power BI, dentre eles, podemos destacar os principais.

parâmetros-gateway-power-bi
  • Conexão de gateway: Local para confirmar se o gateway está realmente instalado em sua máquina e em funcionamento.
  • Credenciais da fonte de dados: Caso você esteja utilizando uma rede corporativa ou pessoal, é necessário informar as credenciais de acesso para acessar as base de dados.
  • Parâmetros: Utilize o editor para configurar os principais parâmetros do conjunto de dados.
  • Atualização agendada: Automatize a atualização dos seus conjuntos de dados conforme passo a passo a seguir.

Como programar uma atualização recorrente?

Entre as vantagens de se utilizar o Gateway do Power BI está a possibilidade de programar a atualização e deixar de maneira recorrente. Ou seja, o gateway realiza uma leitura em um período estabelecido para atualizar os relatórios.

Selecione a opção de atualização agendada.

PUBLICIDADE
atualização-agendada-gateway-power-bi

Será possível selecionar a caixa de seleção “Manter seus dados atualizados“. Ao selecionar essa opção será possível configurar a frequência de atualização.

Essa atualização funciona do tipo leitura da base de dados. Ou seja, qual a frequência que o gateway irá realizar a leitura de sua base de dados e assim atualizar o relatório e dashboard’s em diferentes momentos.

Uma das principais vantagens de configurar o agendamento é a possibilidade de não precisar ficar atualizando os controles todos os dias. Por que o Power BI irá realizar essa tarefa por você.

No vídeo a seguir é possível acompanhar o passo a passo completo da instalação e uso do Gateway Pessoal do Power BI. Portanto, aprendemos aqui uma excelente ferramenta para facilitar controles e relatórios.

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348