Planilha de Banco de Horas

Cansado de acompanhar o banco de horas de seus funcionários e chegar ao final do banco precisar descarregar muitas horas por falta de gestão? Com a Planilha de Banco de Horas desenvolvida por um especialista da área de RH essa tarefa pode ser simplificada.

A partir de agora, vamos conhecer uma excelente maneira de acompanhar o seu banco de horas através de painel automatizado com relatórios completos.

PUBLICIDADE

Em muitas empresas se adota a modalidade de banco de horas que é descarregado em intervalos mais longos, como por exemplo a cada três meses.

Nesses casos, é importante ter uma gestão direta para que os funcionários não exagerem na jornada de trabalho e realizem muitas horas.

Em um final de banco de horas, essas horas adicionais são pagas como regime de horas extras, então ter uma gestão durante o tempo facilita para que não acabe tendo um estouro de orçamento da área.

O que é um Banco de Horas?

Na prática um banco de horas funciona como se fosse um estoque de horas trabalhadas por um colaborador durante um período de tempo.

Em muitas empresas o banco de horas será encontrado no acordo coletivo da empresa, onde todos os funcionários podem optar em voto se desejam ou não manter aquela forma.

Uma das principais vantagens dessa modalidade é o o colaborador poder ter gestão do seu tempo, onde é permitido compensar horas positivas em folga e também se adaptar com possíveis compromissos particulares.

PUBLICIDADE

Além disso, quando o colaborador exercer um número X ao final do banco de horas, essas horas são pagas ao colaborador.

Para realizar a gestão dessas horas, podemos utilizar uma ferramenta ERP ou uma planilha de banco de horas, que vamos apresentar a seguir.

Planilha para Gestão de Banco de Horas

A planilha desenvolvida pela OnSide pode atender a todos os gestores de empresa para controlas as horas positivas e negativas dos colaboradores.

Em empresas menores, pode ser fundamental a utilização de uma planilha, pois os recursos oferecidos são menores, logo precisamos recorrer a alternativas mais baratas.

Com isso, a Planilha de Banco de Horas pode atender perfeitamente a todas as necessidades, confira um pouco do que pode ser feito com ela:

  • Cadastrar Colaboradores.
  • Cadastrar Receitas individual do colaborador.
  • Jornada de Trabalho personalizada.
  • Lançamentos simples e de fácil entendimento.
  • Relatórios analíticos com geração de dashboard.

Uma das principais vantagens em se utilizar uma planilha para o banco de horas é os relatórios analítico que permitem identificar os funcionários com maiores desvios de horas mensais.

Como podemos concluir, uma das melhores ferramentas que podem ser utilizadas para o controle das horas, é uma planilha.

No entanto, se sua empresa permite um orçamento mais robusto com investimento em grandes plataformas, pode ser utilizado uma ferramenta de ERP, confira a seguir um pouco como proceder nesses casos.

PUBLICIDADE

Como Funciona uma Ferramenta de Banco de Horas

A fim de automatizar diversos processos da sua empresa, automatizar os sistemas de RH da uma empresa requer um alto investimento financeiro.

Uma nova ferramenta de gestão desenvolvida pela Flowup pode simplificar esse orçamento com recursos avançados e uma ferramenta inteligente.

1. Empresa

Quando pensamos a nível empresarial uma ferramenta de banco de horas permite reduzir o orçamento da empresa, pois oferece uma gestão mais longa em relação ao descarrego do banco.

Além disso, permite que o colaborador se organize mensalmente em suas atividades pessoais e necessidades externas.

Com uma ferramenta de banco de horas, é possível registrar o ponto eletrônico de maneira automatizada com um sistema de RH permitindo o acompanhamento diário.

2. Colaborador

Observando um colaborador com o uso do banco de horas é bastante vantajoso. Embora, muitos gostam de realizar horas extras de maneira exagerada, com o banco de horas ele acaba sendo um pouco limitado, pois estará sendo observado diariamente.

No entanto, para a empresa é necessário ter atenção quando o colaborador ganha muita autonomia no controle de suas horas. Em um exemplo simples, se durante três meses um colaborador realizar horas adicionais de pequenos minutos, ao final do banco de horas ele pode estar com um acúmulo muito grande de horas.

Nessas horas, cabe ao gestor identificar esses desvios e tomar alguma ação imediata, como por exemplo: Advertência verbal, advertência por escrito, entre outros.

PUBLICIDADE

Portanto, observamos aqui algumas maneiras de controlar o banco de horas de seus colaboradores, como também ferramentas e planilha que podem ser utilizadas nesse momento.

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348