Ribbon no Excel: Como Criar um Menu Personalizado

Editar Ribbon no Excel é uma opção avançada para desenvolver menus personalizados, com um editor é possível alterar a estrutura XML de um arquivo e criar painéis incríveis.

Nesse artigo, vamos demonstrar passo a passo como baixar o editor, instalar e editar um menu próprio no Excel através das Ribbons.

PUBLICIDADE

Em primeiro lugar, vamos aprender o que é uma Ribbon e o que ela pode desenvolver dentro de uma Planilha em Excel.

O que é Ribbon?

Uma Ribbon no Excel é conhecida como todo o menu de opções do Excel. Ou seja, todos os procedimentos disponíveis na plataforma estão incluídos na Ribbon.

Por exemplo, um botão de filtrar, está localizado dentro de uma Ribbon. O mais legal disso tudo, ela pode ser editável através de um programa gratuito na internet.

menu-ribbons

Sendo assim, para se obter um menu personalizado, é possível editar e criar os seus próprios, como o demonstrado acima, onde podemos observar um menu Contoso.

Em primeiro contato com o menu personalizado, já é possível identificar que o mesmo não faz parte da lista original do Excel. Para criar algo semelhante, seguiremos o passo a passo abaixo.

Como Baixar o Editor de Ribbons no Excel

Desde o Excel 2007 todas as pastas de trabalho do Excel são criadas em formato de XML, para isso é necessário utilizar um programa que edita esses dados.

PUBLICIDADE

Esse programa é gratuito e pode ser baixado através do Github acessando ao link: https://github.com/fernandreu/office-ribbonx-editor/releases/tag/v1.6

download-editor-ribbons

Acesse a versão .zip que não depende de instalação no computador, é possível abrir o arquivo executável sem acessos de administrador. Após o download concluído, acesse ao arquivo Office RibbonX Editor.

Como Criar uma Ribbon no Excel

  1. Acesse o programa Office RibboxX Editor que você acabou de realizar o download.
como-abrir-office-ribbons-editor

A tela acima é a primeira impressão que você terá sempre que for utilizar o editor para criar menus personalizados. Após isso, selecione o botão de Open e localize o arquivo de Excel que deseja modificar.

Importante lembrar, que o arquivo só poderá ser modificado, caso esteja fechado no Microsoft Excel.

2. Localize o arquivo e selecione (de preferência no formado .xlsm, para leitura de macros).

como-importar-planilha-no-editor-ribbons

Com o arquivo importado, podemos selecionar no botão de Insert no menu superior do editor.

3. Selecione Insert -> Sample XML -> Excel – A Custom Tab.

como-inserir-excel-tab-custumer

Automaticamente o editor já vai criar um código contoso inicial com alguns menus originais pré inseridos que também podem ser editados.

PUBLICIDADE

Sendo assim, podemos observar a tela abaixo:

código-ribbons-excel

4. Salve e acesse o arquivo de Excel para conferir o resultado inicial de seus primeiros ícones especiais, ainda sem edição, apenas inserção.

contoso-excel-ribbon

Entendo melhor o que cada código representa, vamos detalhar abaixo:

  • <tab>: Para cada ID de Tab podemos observar o menu superior com o descrito de Contoso. Para cada nova tab é necessário realizar o fechamento através de </tab>.
  • <group>: Será cada área separada por uma barra vertical. Seus principais títulos serão: Área de Transferência, Fonte e Contoso Tools respectivamente. Para realizar o fechamento informe </group>.
  • button: Por fim encontramos os botões que também podem ser convertidos em ícones conforme a biblioteca de imagens MSO.

Para cada botão inserido é necessário seguir a risca aos códigos de Imagem MSO que podem ser acessados diretamente pelo site: Bert-Toolkit

Basta inserir o código padrão de cada imagem mso localizada no site e alterar conforme sua necessidade, dentro do editor de ribbons.

Como Vincular Macros na Ribbon do Excel

Em cada botão personalizado inserido pelo editor de ribbons, podemos vincular macros e códigos em VBA para esse botão, possibilitando um trabalho bastante automatizado dentro do Excel.

Para isso, o seu formato do Excel em .xlsm fará toda a diferença aqui. No entanto, o editor de ribbons pode facilitar e muito a criação dos códigos.

  1. Selecione a opção de Generate Callbacks.
generate-callbacks-ribbon

Após selecionar o Generate Callbacks, o editor irá criar uma linha em vba ponta para ser importada no Excel. Ou seja, basta vincular cada sub rotina ao respectivo botão.

PUBLICIDADE
macros-ribbon-excel

Esses códigos gerados facilitam e muito na hora de identificar a macro de cada botão. Portanto, basta utilizar a criatividade e atrelar a necessidade de seus trabalhos como formulários, ferramentas de cadastro, entre outras.

Por outro lado, também estamos disponibilizando uma vídeo aula que demonstra passo a passo desde o download até a criação da primeira ribbon no Excel personalizado, assista abaixo.

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348