Soma de horas no excel como aplicar

Somar horas no excel é possível através de uma fórmula simples. É claro que se você chegou até aqui, está interessado em aprender a como calcular horas no excel. Correto?

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Para isso disponibilizamos nosso arquivo de exercício para você realizar o download e poder acompanhar o exemplo juntamente conosco.

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Portanto, para melhor aprendizado recomendamos baixar a planilha gratuita disponibilizada.

Calcular hora no excel se faz necessário em diversos momentos de nossas vidas, seja para um simples atraso em nosso trabalho. Ou também, para sabermos quantas horas, minutos faltam para algum momento.

Como Somar Horas no Excel

Agora que sabemos quando vamos precisar utilizar o calculo de horas no excel. Vamos iniciar os preparativos para isso.

Em outras palavras, recomendamos sempre a formatação de célula ao iniciar um cálculo de horas no excel.

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Somar horas no excel

Para tal formatação, se faz necessário a utilização da formatação tipo hora. Percebam que as horas após a formatação ficarão no formato: 00:00:00. Sendo assim, se torna possível realizar o cálculo de horas.

Exemplo prático de como somar horas no Excel

Embora, temos a base formatada, para realizar o cálculo vamos preencher o horário de chegada e horário de saída dos alunos. No entanto, deixamos em aberto a escolha livre de horas utilizadas.

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Após isso, vamos aplicar o cálculo de subtração para obter a diferença de horas, sendo possível verificar que o cálculo de diferença de horas foi aplicado corretamente.

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Como subtrair hora

Vejam que o resultado obtido ficou corretamente conforme se verificarmos nos “dedos” a hora. Entretanto, utilizando o excel podemos facilitar isso, já pensou se tivéssemos uma lista com 5000 alunos? Bacana, não?

Nos facilitaria em algumas horas a menos de trabalho. E é para isso mesmo que utilizamos o excel a nosso favor.

Como Somar Horas no Excel sem Formatação

Mais abaixo vamos verificar como ficaria o retorno final se não tivéssemos aplicado a formatação logo no início de nossa publicação? Portanto, isso é para comprovar que a formatação é essencial em nosso dia a dia.

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Mas percebam que tivemos nossos valores quebrados com vírgulas, o que não nos da a resposta que desejamos.

Portanto essa dica é válida para qualquer outro exemplo que você encontrar que os valores não ficaram de acordo, lembre de se perguntar, já realizei a formatação correta?

Bom, hoje aprendemos a somar e subtrair horas no excel de maneira simplificada. Entretanto, percebemos que o uso da ferramenta de maneira correta nos economiza longas horas de dedicação manual.

Como Somar Horas Extras no Excel?

Em segundo lugar, outro método muito legal para somar horas no Excel, é referente as horas Extras, com ela é possível aplicar um diferencial de 50% ou 100% no valor das horas.

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Mas como vamos poder observar abaixo, retornamos a soma de horas e aplicamos o acréscimo de horas extras após isso.

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Embora a hora extra foi de 1h conforme célula C2, ao aplicarmos o cálculo de acréscimo de 50% recebemos mais 30 minutos como valor de hora a ser contabilizada.

Caso você tenha gostado de aprender a somar horas no excel, deixe abaixo seu comentário ou sugestões. Além disso, convido para se inscrever em nosso canal no Youtube, onde publicamos conteúdo semanalmente.

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Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

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