Caixa de Combinação no Excel: Controle Activex para Validação de Dados
Uma das principais ferramentas de Excel avançado responsável por inserir validação de dados é conhecida por Caixa de Combinação e ainda é pouco conhecida por diversos usuários.
Apesar de em primeiro momento parecer uma ferramenta complicada de ser utilizada, ela é bastante simples de inserir e seus ganhos são grandes.
Com isso, preparamos um passo a passo explicativo que demonstra desde o conceito inicial de um Controle Formulário até o exemplo prático com funções de data e inserção de resultado final.
Portanto, confira a seguir como aplicar essa ferramenta, acompanhada de um vídeo totalmente explicativo.
Qual é a diferença entre “Controles de formulário” e “Controle ActiveX” no Excel?
Em primeiro lugar, se você foi realizar a inserção de uma Caixa de Combinação no Excel pela primeira vez, se deparou com duas alternativas para inserir, são elas ActiveX e Formulário.
Através da guia desenvolvedor, é possível inserir as duas formas, portanto confira a seguir as principais diferenças. Sendo que no exemplo a seguir utilizaremos a alternativa de ActiveX.
- Controle Formulário: Essa alternativa é bastante utilizada principalmente para quem não domina totalmente o Excel em VBA, podendo ser inserido diretamente na planilha.
- Controle ActiveX: Essa opção de caixa é necessário conhecer sobre VBA para realizar as configurações do botão através de programação.
Considerando algumas diferenças consideráveis quando pensamos em precisar saber programação para inserir os botões, indicamos que aos usuários iniciantes do Excel considerem o primeiro botão como opção.
Para que serve a Caixa de Combinação no Excel?
A caixa de combinação é utilizada para representar informações de maneira detalhada e resumida a partir de uma seleção individual do assunto principal. Além de ser possível detalhar os resultados mensais, anuais ou com título personalizado.
Como Inserir uma Caixa de Combinação no Excel
Em nosso exemplo, vamos aprender a inserir uma caixa de combinação no Excel com resultado mensal representado de maneira horizontal com o apoio da Função PROCH.
Através da Guia Desenvolvedor selecione a opção de Caixa de Combinação.
Após isso, vamos fazer a inserção da caixa e “desenhar” no local que ficará mais bem apresentável.
Diferente da Caixa de Combinação em VBA, para esse modelo é necessário alterar as configurações através do formato de controle como vamos observar a seguir.
Em nossa lista de validação de dados vamos fazer a referência em uma lista de meses.
Após selecionar a alternativa de Formatar Controle, será aberto uma nova tela com as configurações principais.
Nessa tela é importante que o passo a passo seja realizado corretamente para que a seleção seja feita da melhor maneira, com isso separamos um resumo de cada alternativa.
- Intervalo de entrada: Nessa alternativa precisamos selecionar uma Lista de informações a serem demonstradas em nosso botão.
- Vínculo da célula: Essa é uma opção que poucos entendem, aqui para cada linha de seleção que for escolhida, ela será acompanhada de um número sequencial iniciado em 1.
Por exemplo, considere que em uma lista de Janeiro a Dezembro, temos 12 opções para selecionar, cada seleção desta será acompanhada por um número que será inserido em uma célula extra.
Através dessa célula poderemos inserir fórmulas para detalhar.
Considere a seguir, em Intervalo de entrada, selecionamos os meses:
Perceba que em nosso Vínculo de célula selecionamos o Intervalo de P1.
Após selecionar enter e utilizar o botão de controle, vamos perceber que a lista foi carregada.
Quando selecionamos alguma das alternativa, essa escolha será representada em nosso Intervalo de P1, como a seguir:
Através dele é possível utilizar uma fórmula ao lado que venha a representar o real mês.
Como Inserir Fórmula a partir de uma Caixa de Combinação
Em resultado a seleção do mês de Maio, a representação na célula de P1 veio como número 5.
A partir desse número podemos realizar buscas em uma tabela base N:O e trazer a sua real descrição para então facilitar a vizualização do usuário.
Confira a seguir, como ficaria o resultado com o apoio de um PROCV automático a partir da caixa de combinação no Excel.
Como podemos observar, após a seleção de Maio em nossa Caixa de Combinação, o mesmo realizou a inserção do Valor na célula de P1 que foi substituída na célula Q1 por sua descrição encontrada na tabela base ao lado.
A partir desse resultado final, podemos realizar junções e resumo de resultado através de grandes tabelas de resultado.
Confira a seguir um exemplo da aplicação, onde vamos buscar o resultado de Maio através da base de dados.
Como é possível observar, realizamos a busca na célula Q1 e buscamos em uma tabela horizontal para identificar o resultado final.
A partir de agora para cada seleção e alteração de mês através da caixa de combinação o resultado será atualizado conforme o mês vigente.
Conclusão
Portanto, foi possível aprender através desse passo a passo demonstrativo como utilizar a ferramenta de Caixa de Combinação no Excel.
Além disso, caso ainda tenha restado alguma dúvida, deixaremos o vídeo demonstrativo para que facilite ainda mais o aprendizado de nosso leitor.
Com isso, encerramos aqui nosso guia sobre Caixa de Combinação no Excel onde acreditamos ser responsável pelo aumento de produtividade dos usuários.