Como Conectar Power BI com SQL Server
Nesse artigo vamos demonstrar passo a passo como conectar o seu power bi em um banco de dados do SQL Server.
Automatizar as conexões é uma das grandes vantagens de uso no Power BI, sendo assim, ter acesso a plataformas em SQL direto do seu servidor de onde trabalha, pode render uma boa economia de tempo.
A seguir, demonstraremos como realizar a importação de uma tabela de dados através do SQL.
Para conectar o Power BI ao SQL Server, você pode seguir estas etapas:
- Abra o Power BI Desktop.
- Na guia “Página Inicial”, clique em “Obter Dados” na seção “Obter Dados Externos”.
- Selecione “SQL Server” na lista de fontes de dados.
- Na janela de conexão ao SQL Server, insira as informações de conexão necessárias, como o nome do servidor, a autenticação e o banco de dados que deseja acessar.
- Clique em “OK” para estabelecer a conexão com o SQL Server.
Dependendo das configurações e permissões do SQL Server, você pode precisar fornecer as credenciais de autenticação, como nome de usuário e senha, para acessar o banco de dados.
Além disso, para detalhar a conexão, podemos utilizar os exemplos abaixo.
1. Acessando o Power BI iremos atribuir a opção de Obter Dados e após isso buscar SQL Server
Através da ferramenta de Obter Dados temos as diferentes alternativas de importação de tabelas, seja elas mais simples ou mais complexas, nesse campo vamos encontrar a opção de SQL Server.
Nesse mesmo local podemos escolher por outros meios de importação seja ela: Planilhas de Excel, SAP Hana, Banco Oracle, entre outros.
2. Em seguida digite o nome do seu servidor e seu banco de dados
Nessa opção podemos utilizar a ferramenta reduzida de importação ou também modelos mais complexos através de “Opções Avançadas”. Selecione uma das opções oferecidas.
- Importar: Dados nesse modelo são importados para dentro do Power BI e sua manipulação de dados é realizada através da ferramenta de Transformar Dados, tendo sua atualização realizada conforme solicitado através do Gateway de Atualização no Power BI.
- Direct Query: Esse modelo de importação exige mais recurso de seu servidor origem, nesse caso podemos ter uma leitura em tempo real, sendo que a ferramenta de edição é realizada através do banco de dados origem.
Encontre a tabela procurada, selecione e processe os dados conforme cada uma das opções acima, sendo que: Ao escolher Importar você será transferido para a tela de Transformar Dados, ou então: Ao escolher Direct Query a tabela irá processar os dados automaticamente, conforme a origem no SQL Server.
Como podemos observar nesse resumo, Conectar o Power BI no SQL Server é uma tarefa simples, mas que exige um conhecimento pelo menos intermediários das ferramentas, como Power Query.
Uma diferença que observamos aqui, em relação ao Excel, é que podemos nos desenvolver um pouco mais com ferramentas de linguagem de programação e também banco de dados, para isso, recomendamso um pouco a leitura do artigo de Primeiros Passos no SQL.
Sendo assim, encerramos aqui o passo a passo de importação para o Power BI utilizando a base de dados SQL.