Como criar Lista Suspensa no Excel

Já falamos aqui em nosso site sobre como criar Validação de Dados e ComboBox no Excel, mas você sabia que elas fazem parte de uma Lista Suspensa?

Em resumo, no artigo de hoje vamos abordar as melhores formas de criar lista suspensa no excel de maneira prática.

PUBLICIDADE

Mas, para isso, preparamos uma tabela com alguns valores e utilizamos também um PROCV para automatizar a fórmula ao lado.

O que é Lista Suspensa no Excel?

A primeira vista ao se deparar com uma Lista suspensa no Excel, é perceber que ela se encontra resumida em uma única célula. Isso é, permite resumir diversas células em apenas uma célula.

Com isso, nos trazem diversas vantagens, pois torna o relatório e base de dados mais completos, facilitando assim o seu uso.

Embora, seja muito útil e de fácil entendimento, ainda existem algumas dúvidas perante a seu uso, e é isso que vamos abordar durante esse artigo.

Validação de Dados

Em primeiro lugar, nosso exemplo será inserido uma validação de dados.

  1. Através da Guia Inicial, vamos em Dados.
  2. Após isso, vamos inserir uma Validação de Dados.
  3. Por fim, vamos escolher o formato de Lista.

Em resumo, fazendo esse procedimento, vamos encontrar uma tabela semelhante com a nossa:

PUBLICIDADE
Lista suspensa no Excel
Inserindo Validação de Dados no Excel

Importante: Estar com a célula de destino selecionada no momento da inserção da validação de dados, pois será ali que nossa validação será inserida.

Após isso, confira o resultado final. Em nosso resumo utilizamos a Célula D2 para inserir a nossa Lista Suspensa.

Resultado final da lista suspensa no excel
Resultado com a Lista Suspensa no Excel

No entanto, é possível realizar esse procedimento com outras formas também, onde após conhece-las te permite escolher a mais fácil.

Caixa de Combinação no Excel

Em segundo lugar, vem a Caixa de Combinação no Excel, que seria semelhante a um ComboBox, porém sem o uso de VBA.

Mas, para esse caso, seguimos o procedimento a seguir:

  1. Através da Guia Inicial, vamos em Desenvolvedor.
  2. Localizar Controles do ActiveX.
  3. Inserir Caixa de Combinação.

Feito isso, vamos receber uma Caixa de Combinação para inserir onde quiser. Perceba que você mesmo pode escolher as dimensões.

Inserir uma Caixa de Combinação no Excel
Caixa de Combinação no Excel

Após isso, você vai perceber que não trouxe nenhuma informação dentro.

Em resumo, você precisa inserir manualmente, para isso, apertamos com o botão direito do mouse, e vamos em Formatar Controle.

PUBLICIDADE
Lista Suspensa no Excel em uma Caixa de Combinação
Formatar Controle – Caixa de Combinação.

No entanto, precisamos inserir nosso intervalo de célula para buscar as informações.

Vincular Dados em nossa Caixa de Combinação
Caixa de Combinação com resultado vinculado

Após isso, nos resta uma última forma para realizar que seria através do VBA, separamos a mais completa.

Criar Lista Suspensa no Excel com VBA

No entanto, separamos apenas a maneira principal, para acessar a todas as formas de preencher um ComboBox acesse aqui.

Em resumo, utilizando o VBA nos obriga a ter um formulário criado, para após então poder vincular nosso código.

  1. Acesse Visual Basic através da Guia Desenvolvedor.
  2. Insira um novo Formulário.
  3. Adicione um ComboBox.
  4. Acesse as propriedades do ComboBox para inserir o código VBA.

Nosso código em destaque é utilizado através do Laço de Repetição For Each.

Private Sub UserForm_Initialize()

Dim ul As Integer, colect As New Collection

Dim Value As Variant, a As Variant

On Error Resume Next
'localiza a última linha da coluna 1
ul = Cells(Rows.Count, 1).End(xlUp).Row

a = Sheets("Plan1").Range("B2:B" & ul).Value

For Each Value In temp

If Len(Value) > 0 Then colect.Add Value, CStr(Value)

Next Value

For Each Value In area

'Insere itens no ComboBox
ComboBox1.AddItem Value

Next Value

Set colect = Nothing

End Sub

Portanto, basta inserir o código acima dentro de sua ComboBox que o mesmo trará sua Caixa de Combinação toda vez que o formulário for iniciado.

Criar uma lista suspensa rápida em diferentes versões do Excel

Separamos um guia rápido sobre lista suspensa em diferentes versões do Excel para facilitar ainda mais o seu entendimento do assunto, veja a seguir:

Excel 2007-2013

É possível tornar uma planilha eficiente utilizando lista suspensa. Para criar uma lista utilize o recurso de validação de dados, seguindo os passos a seguir:

PUBLICIDADE
  • Selecione a célula onde receberá a lista.
  • Através da Guia dados, selecione validação de dados.
  • Em configurações, selecione a opção Lista.
  • Informe a base de valores para receber a lista.
  • Pressione OK e confira o resultado.

Excel Online

Infelizmente ainda não versão do Excel Online não é possível criar listas suspensas do zero.

Por outro lado, é possível realizar a lista suspensa a partir de uma planilha do Excel e depois tentar abrir no Excel Online. Em outras palavras, é possível utilizar lista suspensa no modo online desde que seja criada através de uma planilha.

Qual é a Melhor? Validação de Dados ou Caixa de Combinação?

Uma dúvida que é encontrada pelos usuários do Excel é saber qual lista suspensa utilizar e qual é a melhor.

Dentre essas dúvidas, é possível responder que DEPENDE. Ou seja, vai depender da sua necessidade e uso para aquela determinada ferramenta.

Através da validação de dados é possível criar uma lista suspensa direto na célula onde está o seu trabalho e a manipulação fica limitada apenas naquela célula.

Por outro lado, se você precisa de uma lista que seja móvel e se adapte as suas localizações é recomendado que utilizamos a Caixa de Combinação, devido a sua vantagem e facilidade de se movimentar em diversos locais.

Vale a pena usar Lista Suspensa?

Quando nos deparamos com a dúvida se vale a pena, nossa resposta é que SIM.

Vale a pena utilizar a lista suspensa em seus trabalhos no Excel devido a sua facilidade de resumir informações e dados.

PUBLICIDADE

Após se familiarizar com o uso da Lista Suspensa e saber identificar os melhores locais para se utilizar, os ganhos com ela serão gigantescos.

Podemos ter um grande retorno em produtividade nas suas planilhas com a implementação de uma lista suspensa, assim como também facilitar a análise de dados no excel.

A única particularidade que será encontrada em uma lista suspensa é saber qual usar, Validação de dados ou Caixa de combinação, após essa tomada de decisão os ganhos começam a aparecer.

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348