Como fazer o Fluxograma de um Site: Conteúdo online em 26 dicas

Se você chegou até aqui, assim como nós, está com a necessidade de criar um fluxograma para o seu site.

Com isso, através de alguns estudos, e percebendo a necessidade de uma estrutura organizacional de empresa mais elaborada chegou a necessidade da Studio Excel criar um fluxo de criação de conteúdo personalizado.

PUBLICIDADE

Embora, pareça um trabalho um pouco complicado, e por sinal levou um pouco de tempo (meia tarde).

O resultado foi impactado muito positivamente, e através desse guia a seguir, vocês vão conhecer as áreas e as principais dicas que destacamos que são necessários em nosso site.

Por outro lado, esse conteúdo é para ser auxiliado de maneira educativa, cabe a você elaborar e desenhar da melhor maneira possível em seu site.

Portanto, para dar início ao nosso fluxograma desenvolvido para o Studio Excel, confira as áreas que foram necessárias.

O que é Fluxograma?

Em resumo, é um diagrama que vai demonstrar as principais etapas e atividades de uma empresa com ordem do início ao fim. Essas atividades são conhecidas por processos e raias, sendo que: Processos são as atividades exercidas e as raias são os responsáveis por determinada atividade.

Criando as raias do fluxograma

Em primeiro lugar, a Studio Excel Treinamentos tem como principal característica o desenvolvimento de conteúdos gratuitos e educacionais abordando como: Microsoft Excel, Word, Google Planilhas, Power Point, entre outros softwares.

PUBLICIDADE

Assim, como em qualquer outra empresa, para cada conteúdo criado, é seguido um processo do início ao fim para realizar a publicação do conteúdo.

Dentro dessas etapas de mapeamento de fluxos, foi separado através de 6 raias, são elas:

  1. Gestor de Tema: Responsável pela definição de orçamento de uma publicação, conteúdo e calendário de publicação.
  2. Redator: Realiza o desenvolvimento do conteúdo escolhido pelo gestor, cumprindo as datas estipuladas.
  3. Editor: Analisa o conteúdo desenvolvido e aplica as otimizações necessárias para serem visualizadas no buscador do Google, diante isso, é responsável por definir o modelo de imagem destacada.
  4. Web Designer: Desenvolve a imagem solicitada pelo Editor, e também é responsável por todas as etapas visuais do site.
  5. SEO: O profissional de SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas necessárias para além de ser encontrado pelo buscador do Google também vir a se destacar diante dos concorrentes, necessitando de otimizações externas e internas, parcerias com sites parceiros, entre outros.
  6. Marketing: Responsável pela divulgação do conteúdo por redes sociais, utilizando tráfego orgânico ou tráfego pago conforme orçamento inicial definido pelo Gestor.

Após conhecer as áreas necessárias para o desenvolvimento de um conteúdo educacional a ser publicado no site, listo a seguir um breve resumo de cada atividade.

Processo de criação de conteúdo em um site com Fluxograma

A partir de agora, após conhecer as principais raias necessárias vamos verificar as principais atividades de cada área. Confira:

1. Gestor do Tema

Definir tema: Com o auxílio de ferramentas como o site semrush.com.br o Gestor vai definir o tema a ser desenvolvido que estará em pauta na próxima publicação.

Analisar concorrência: Após o tema definido, é necessário analisar os conteúdos concorrentes para buscar ideias e sugestões para ser criado um conteúdo superior, sendo possível ultrapassá-lo ao longo do tempo.

Definir a palavra-chave: Essa definição é muito importante, pois através da palavra-chave que o conteúdo será encontrado pelo buscador do Google, a escolha correta, viabiliza e facilita a tirada de dúvida de quem estiver pesquisando.

Definir tamanho e abordagem do conteúdo: Com o tema escolhido e a concorrência analisada, o Gestor precisa definir um tamanho mínimo de conteúdo que seja suficiente maior que os já publicados.

PUBLICIDADE

Apresentar calendário de publicação: Além dos conteúdos escolhidos, surge a necessidade de ter frequência nas publicações, com isso o Gestor define um calendário de conteúdos a serem desenvolvidos mensalmente.

Definir orçamento: Responsabilidade de orçar um valor disponível para impulsionar a publicação através de anúncios gerando maior engajamento e alcançando mais pessoas.

Estipular metas: Após o orçamento previsto, o gestor define uma meta de curto, médio e longo prazo com os seus objetivos diante a publicação.

2. Redator

Analisar palavra-chave: Com a palavra-chave definida, o redator precisa analisar e verificar se está de acordo com o desenvolvimento do seu conteúdo que será criado, pois a palavra-chave precisa ser encontrada dentro do texto.

Analisar calendário e planejar data: Após a data de entrega planejada, o redator precisa desenvolver o seu cronograma para cumprir com o prazo de entrega.

Desenvolver conteúdo: Aqui entra a parte criativa do redator, onde ele vai desenvolver o texto seguindo todos os critérios necessários e encontrados nos concorrentes, e palavras-chaves.

Publicação: Após passar por todas as áreas e estar de acordo com todas as necessidades, o redator então realiza a publicação do conteúdo, que já se encontrará disponível pelos buscadores do Google.

3. Editor

Análise crítica do texto: O Editor é responsável por realizar a leitura do texto e analisar criticamente para encontrar melhorias e oportunidades de otimização do conteúdo.

PUBLICIDADE

Otimização On-Page: Irá realizar a otimização mínima de um artigo desenvolvido para estar de acordo com as exigências do Google, nessa etapa ele vai avaliar as palavras-chaves abordadas, links internos e externos durante o artigo, e solicitação de criação de imagens otimizadas.

Sugestão de imagem otimizada: Após realizar uma análise criteriosa, é necessário solicitar a criação de uma imagem personalizada, que se enquadre no conteúdo.

4. Web Designer

Analisar sugestão: É de sua responsabilidade analisar a viabilidade do desenvolvimento da imagem solicitada, seguindo todos os padrões e normas visuais do site.

Desenvolver protótipo: Inicia a criação da imagem personalizada para o conteúdo através do Adobe Photoshop ou auxílio Web do Canva.

5. SEO (Search Engine Optimization)

Otimização Off-Page: Semelhante a otimização On-Page, nessa etapa ele irá analisar criteriosamente a necessidade da otimização das principais páginas do site, e garantir que as mesmas tenham contato com o novo conteúdo criado.

Link Building: Uma técnica de criar links de sites externos que estejam sendo apontados para o conteúdo criado, conhecido por desenvolver parcerias entre sites, quanto maior o número de links conseguidos para o conteúdo, maior será a visibilidade com o Google.

Inserir Anúncios: Selecionará os melhores blocos de anúncios disponíveis para inserir no conteúdo, esses anúncios são conhecidos por serem a monetização do site em sistema CPC (Custo por clique) onde cada clique que o leitor realizar, o criador do conteúdo vem a receber um percentual de comissão pela divulgação.

Google Adsense: Plataforma responsável por inserir os anúncios de maneira automática dentro dos blocos selecionados.

PUBLICIDADE

Divulgação Google: Etapa de divulgação escolhida para impulsionar o conteúdo, sendo possível através de Tráfego orgânico (gratuito) ou tráfego pago (conforme orçamento do gestor).

6. Marketing

Redes Sociais: Com o conteúdo publicado e otimizado, com inserção de anúncios, o responsável pela área de marketing do site, começa realizar a etapa de divulgação através de redes sociais, gerando maior visibilidade e engajamento com os leitores.

Youtube: Plataforma de vídeos e tutoriais online, que gera um grande número de visitantes diários e possíveis leitores.

Facebook: Maior rede social do mundo, realiza a divulgação através de sua página oficial do site.

Instagram: Plataforma conhecida pela publicação de Stories, é muito utilizada para gerar engajamento e visibilidade da marca.

Linkedin: Maior rede social profissional da atualidade, com o maior foco em divulgação de perfis profissionais, por se tratar de um site voltado para conteúdo educacional, tem grande potencial de engajamento.

Fluxograma criado para o site com Lucidchart

Como podemos verificar acima as principais etapas da criação de um fluxograma para o site, conseguimos destacar abaixo o resultado final.

Para isso, utilizamos o programa online Lucidchart para desenvolver um Fluxograma bastante completo e personalizado para o processo de nosso site.

PUBLICIDADE

Confira a seguir, o resultado final desse trabalho minucioso que ao longo dos meses será perceptível o ganho obtido.

fluxograma-de-criação-de-conteúdo-digital

Como é possível perceber, o resultado obtido foi incrível, a facilidade que a ferramenta online do Lucidchart oferece é excelente e uma das principais a serem usadas.

Por outro lado, vamos demonstrar alguns outros programas que podem ser utilizados para a criação do seu Fluxograma.

3 principais programas para criação de Fluxograma

Como foi possível observar no resultado final acima, o nosso fluxograma foi desenvolvido através do Lucidchart, mais além dele, existem muitos outros programas para essa facilidade, confira abaixo.

1. Bizagui

A ferramenta Bizagui é o principal software de fluxograma da atualidade, ele é muito útil para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Além disso, deve ser o programa mais conhecido na internet, e é indispensável que você conheça e aprenda a utilizar.

Uma grande vantagem dele ser gratuito é que tem bastante vídeo aulas que ensinam a utilizar.

2. Lucidchart

Não podemos deixar de destacar aqui o programa que nos apoiou no desenvolvimento desse trabalho de criação de conteúdo.

O Lucidchart oferece uma plataforma gratuita limitada em 60 objetos, podendo ser expandido para a versão premium com recursos ilimitados.

3. Excel

Em terceiro lugar, não podemos deixar de lado o apoio do Excel no momento da criação de um fluxograma para site.

PUBLICIDADE

Além disso, nosso site é especializado em conteúdos de Excel, e não era possível deixar esse excelente programa de fora.

Aliás, para auxiliar a você desenvolver um Fluxograma semelhante a esse nosso.

Confira abaixo uma vídeo aula de como fazer um fluxograma no Excel.

Perguntas Frequentes e Considerações Finais

O que é Fluxograma?

É uma espécie de diagrama que elenca processos e etapa de uma rotina de trabalho, utilizada em empresas e para direcionar equipes para determinadas atividades. Faz parte da estrutura organizacional de uma empresa.

Como elaborar um Fluxograma?

As maneiras mais simples de realizar o seu primeiro fluxograma é criando esboços no papel, e começar a rabiscar. Após isso, comece a passar a limpo em um software especializado.

Qual a vantagem de um Fluxograma na empresa?

Se você está criando a sua empresa, o uso de um Fluxograma pode trazer maior produtividade a equipe e também auxiliar os colaboradores identificarem suas atividades. Torna o processo da empresa mais claro.

Portanto, se você chegou até aqui queremos ouvir de você onde precisamos melhorar, e o que podemos acrescentar em nossa próxima avaliação de conteúdos do site.

Você desenvolvedor de site, já criou o seu próprio Fluxograma? Quais foram as dificuldades?

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348