Fixar celula no excel é uma maneira simples de auxiliar seu dia a dia
Como fixar celula no excel é uma maneira ótima de nos auxiliar em tarefas rotineiras que não são possíveis automatizar. No entanto para nos auxiliar temos a opção de travar célula.
Mas, como isso é possível? Travar uma célula com um atalho de teclado? Sim, para isso utilizamos a opção de fixar célula no excel.
Como fixar uma célula no excel
Em nosso exemplo, vamos utilizar um preenchimento automático de célula de maneira errada para tornar o aprendizado mais fácil. Em outras palavras, após utilizaremos o exemplo correto para você ver como é simples e fácil.
Na imagem, percebam que fizemos a subtração do valor total – desconto que será nosso valor fixo de R$ 12,00. No entanto, nesse caso utilizamos o preenchimento automático abaixo, onde você pode notar que o desconto não foi aplicado em nenhuma célula.
Para a célula ficar fixada de maneira correta vamos utilizar o atalho do teclado F4 em nossa célula fixa que seria o H2. Portanto perceba abaixo como o desconto será aplicado em todas as células, e também como ficará a apresentação da célula bloqueada.
Percebemos que no visual da célula ficou aparentando $H$2 tornando então a célula bloqueada, ao arrastar a fórmula abaixo as demais ficarão bloqueadas, como é possível observar abaixo.
Lembrando que esse exemplo realizamos o bloqueio de célula de modo vertical. Por exemplo, se você desejaria bloquear as células na horizontal, era necessário apenas inverter o bloqueio do F4.
Travar célula para fórmula
Esse mesmo tipo de bloqueio que utilizamos anteriormente ele nos permite aplicar dentro de uma fórmula. Para isso, vamos utilizar o inverso do calculo anterior e valos utilizar a SOMA para aplicar o bloqueio de célula.
Vejam que nesse caso foi realizado a soma em todos os campos com o campo utilizando F4 bloqueado. Em outras palavras, permanecendo o valor de R$ 12,00 fixo.
Vídeo aula
Caso tenha gostado desse post e deseja acompanhar em casa, estamos disponibilizando o link para download CLICANDO AQUI. Não deixe também de nos acompanhar no Youtube para receber nossas vídeos aulas explicativas.