Como Somar no Excel: Sua Primeira Função a Aprender

Soma Excel, saiba porque você não pode deixar de aprender. Vamos abordar uma das funções mais utilizadas no mundo. No entanto, para muitos daria para chamar de uma função básica, porém se você está iniciando com o Excel é importante você conhecer ela e intender o correto funcionamento.

Foi a primeira função que aprendi quando iniciei no mundo do Excel. Portanto recomendo a todos começarem por ela.

PUBLICIDADE

O exemplo que vamos utilizar a Soma Excel será com um cálculo de valores de itens chegando a um resultado final de valor total, onde estará nos trazendo o valor total dos itens que foram inseridos. Além disso, iremos demonstrar a fórmula sendo realizada de duas maneiras, e também uma terceira maneira de chegar ao resultado sem utilizar a função.

Como Fazer Soma no Excel

como somar no excel

Nesse caso estamos utilizando uma referência de seleção entre a Célula B2:B6. Da mesma forma, intendemos que a soma será realizada entre esses intervalos, resultado na fórmula ficando em: =SOMA(B2:B6)

Para chegarmos ao mesmo resultado que temos ao lado, também poderia ter utilizado conforme a própria função recomenda ao começar a digitar ela, podendo ser de maneira individual célula a célula.

como fazer soma no excel

Para saber mais sobre o que é uma célula recomendamos a leitura do artigo: Células, Colunas e Linhas podem ser modificadas.

Perceba que para realizar a soma no mesmo intervalo, para esse caso utilizamos a seleção individual de células, resultado na fórmula ficando em: m=SOMA(B2;B3;B4;B5;B6). Ou seja, muito mais trabalhoso para se obter o mesmo resultado que tivemos realizando uma seleção referenciada entre B2:B6.

campo avulso

Agora vamos demonstrar a maneira de realizar a Soma do mesmo intervalo, sem utilizar a fórmula, apenas referenciando a célula, nesse caso nossa fórmula será montada da seguinte maneira: =B2+B3+B4+B5+B6. Em outras palavras, nesse exemplo final percebemos o mesmo resultado final para os três casos utilizados, de maneiras diferentes chegando ao mesmo objetivo.

PUBLICIDADE

Como Somar no Excel na Horizontal

Como vimos anteriormente, realizamos a soma de maneira vertical, ou seja de Cima para Baixo ou vice versa, em nosso exemplo agora utilizaremos a horizontal para realizar a soma.

como somar na horizontal

Perceberam que o resultado obtido foi o mesmo que anteriormente, pois o que importa é o valor dentro da célula, independente de onde estiver localizada.

resultado soma na horizontal

Utilizaremos abaixo um exemplo com valores fixo em lugares diferentes para demonstrar como será feito a soma nesse caso.

Como Somar Linha no Excel

Ao separar as seleções com ponto e vírgula ( ; ) é possível selecionar em locais distintos. Em outras palavras, para esse caso conseguimos somar tanto na vertical, como na horizontal.

Se você gostou desse passo a passo. Além disso, que tal conferir ele na prática em nosso vídeo de apenas 30 segundos?

Função Soma através de um passo a passo rápido de 30 segundos.

E você que realizou a prática junto, escolheu a sua favorita e menos trabalhosa? Aproveita e confira também alguma de nossas recomendações, No entanto não esqueça de se inscrever em nosso canal:

Como Fazer Soma em Intervalos Diferentes

Uma boa maneira de realizar soma em diferentes intervalos é a possibilidade de selecionar diferentes planilhas ou células para representar esses dados.

A seguir, será possível realizar a soma utilizando a função em duas colunas diferentes, A e D, após a seleção, o resultado será observado indendepente dos valores estarem abaixo um do outro.

PUBLICIDADE

Em primeiro lugar, selecione o intervalo necessário da coluna A e após isso separe utilizando ponto e vírgula ; com essa ação é possível separar diferentes intervalos dentro da função de soma.

como-somar-intervalos-diferentes-no-excel

Pressione Enter e observe que todos os valores selecionados no intervalo será somado ao valor final.

Dentro de uma mesma aba da planilha é realizado dessa maneira. No entanto, caso deseje realizar em planilhas diferentes. Ou seja, fazer a soma em duas planilhas, basta também realizar a alteração através do ponto e vírgula para cada seleção individual.

Como Fazer Soma usando VBA =SUM()

Se você já sabe como traduzir textos ou fórmulas do Excel, já deve estar familirizado com o Visual Basic, onde podemos representar cálculos matemáticos com as funções em inglês.

Para representar a função soma através do VBA, utilizamos a função SUM() que também pode ser encontratada através do google sheets.

Acessando o Visual Basic através do Alt+F11, será necessário inserir o código em VBA abaixo que representa a função soma automática.

Sub FuncSoma()

   Sheets("Planilha1").Select

   Range("A1").Formula = "=SUM(C3:E3)"

End Sub

Entendo melhor:

Dentro do código em VBA estamos identificando o nome de nossa aba ou Sheets. Logo abaixo, através do Range A1 estamos identificando a célula que irá representar o valor final da soma.

PUBLICIDADE

Por fim, no intervalo C3:E3 será onde os valores serão somados através da função SUM.

Após isso, vincule a sua macro a algum botão em activex e pressione a mesma para todas as vezes que for necessário calcular o intervalo estabelecido pelo vba.

Quando Devemos Utilizar a Função Soma?

Essa apesar de ser uma dúvida simples, ela é bastante frequente principalmente por existir diversas maneiras de realizar a soma no Excel, sendo ela com critérios ou sem critérios.

Diante isso, acreditamos que o melhor momento de se utilizar uma Função de Soma no Excel é para realizar cálculos numéricos com necessidade de resultados rápido.

Por ela ser uma função de fácil entendimento é natural que muitos usuários novos de Excel acabem iniciando por ela para desempenhar uma atividade.

Além disso, quando trabalhos com grandes base de dados, é possível realizar a criação de tabelas dinâmicas para facilitar a análise de dados.

Perguntas Frequentes

Destacamos algumas dúvidas frequentes que podem ser encontradas durante o uso da Função Soma.

Qual é a Fórmula de SOMA no Excel?

No desempenhar da atividade é possível realizar o cálculo através de =SOMA() ou também através do cálculo sem fórmula: A1+B1 por exemplo.

Como Somar com Critérios no Excel?

Para a realização correta dessa atividade é possível utilizar as fórmulas avançadas: SOMASE, SOMASES.

Por que a planilha não soma?

Nesse caso podem ter algumas variáveis que estejam impedindo o cálculo correto, são eles: Fórmulas manual, célula formatada como texto, referência de células erradas.

Portanto, aprendemos aqui diversos exemplos de como usar a função soma no Excel.

PUBLICIDADE
Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348