Função SEERRO no Excel

Através da Função SEERRO no Excel, é possível manipular erros que venham a ocorrer no uso de nossas fórmulas. No entanto, com o uso da SEERRO podemos disfarçar esses erros.

Erros possíveis de serem encontrados no excel, são os seguintes.

PUBLICIDADE
  • #VALOR
  • #REF!
  • #NÚM!
  • #NULO
  • #DIV/0
  • #N/D
  • #NOME?

Em outras palavras, caso você se deparar com alguma dessas condições em suas células, fique tranquilo, pois através da Fórmula SEERRO é possível resolver.

Conheça a Sintaxe da Função SEERRO no Excel

Em primeiro lugar, sua sintaxe é definida por dois argumentos, sendo eles:

  • Valor: É qualquer valor, expressão ou referência. Em outras palavras, caso sua fórmula não apresente erro, retorna o valor normal.
  • Valor_se_erro: É qualquer valor, expressão ou referência. Em outras palavras, será nossa tratativa de erro, caso venha ocorrer erro em nosso cálculo anterior, é através dessa referência que será corrigido.

Função SEERRO com SOMA (#VALOR)

Em segundo lugar, vamos realizar uma tratativa de erro, utilizando a Função SOMA no Excel. Mas, como faremos isso? Em nosso exercício tentamos somar número com texto, para ser possível de retornar erro: #VALOR.

Função SEERRO no Excel
Fórmula SEERRO com Função SOMA (#VALOR)

Como previsto, não foi possível realizar o cálculo de Texto com Número. Com isso, vamos aplicar a função seerro mais abaixo, e fazer a tratativa de erro. Mas, para isso, vamos retornar uma mensagem “ERROR”.

Erro #VALOR no Excel
Correção erro #VALOR

Como é possível notar, em nosso primeiro argumento, mantemos a Fórmula de A1+B1. No entanto, em nosso Valor_se_erro fizemos a inserção de nossa tratativa caso venha ocorrer erro.

Como tratar erros em PROCV ou Função SE (#N/D)

Para as funções como PROCV ou SE, caso ocorra erros, ela nos trará a informação de erro #N/D. No entanto, também podemos manipular o seu erro com alguma mensagem ou outra fórmula.

PUBLICIDADE
seerro procv
PROCV com SEERRO

Entre as células B17:B25 podemos perceber que temos erros na aplicação de nosso PROCV como vemos em #N/D. No entanto, em nossa célula B17 aplicamos o método da função SEERRO, onde então ela nos informa que ali foi encontrado um erro.

Portanto, aproveitamos também para realizar a recomendação da leitura abaixo:

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348