Linha do Tempo no Excel: 5 Dicas e Exemplos para Aplicar

No decorrer desse artigo vamos aprender algumas maneiras de como fazer uma linha do tempo no Excel eficiente.

Uma linha do tempo é responsável por representar visualmente ao leitor a transição de acontecimentos durante um curto, médio ou longo período.

PUBLICIDADE

Com o apoio do Excel existem diversos exemplos para criar linha do tempo, sendo algumas simples, outras mais avançadas de utilizar.

A seguir, vamos aprender os conceitos principais de uma linha do tempo, como também conhecer 5 exemplos diferentes de aplicação.

O que é uma linha do tempo?

Uma linha do tempo se resume em um registro visual de eventos marcantes de uma atividade ou acontecimento importante.

A linha do tempo é uma declaração cronológica com base em uma data padrão para representar acontecimentos. Mudando para o lado visual, a linha do tempo tem uma representação bastante simples, podendo ser criada através do Excel, Power Point, Google Slides, entre outros.

Existem muitos tipos de linha do tempo para serem aplicadas no trabalho. Podemos também encontrar linhas do tempo em plano de carreira.

Tipos de linha do tempo

É possível escolher diferentes tipos de linha do tempo, sendo elas classificadas em diferentes categorias. Veja alguns exemplos comuns de linha do tempo:

PUBLICIDADE

Linha do tempo horizontal: Linhas do tempo horizontais tem a característica principal a representação de maneira visual em ordem cronológica sempre da esquerda para a direita.

Linha do tempo vertical: Em linhas do tempo verticais a característica é a mesma da horizontal. No entanto, sua representação acaba sendo realizada de cima para abaixo. Ou seja, na parte superior inicia a ordem cronológica, finalizando na etapa inferior.

Linha do tempo cronológica: linhas do tempo cronológicas tem o principal objetivo, em descrever acontecimentos da esquerda para a direita, sendo sempre o mais recente na direita. Esse modelo traz uma representação visual muito moderna e de fácil entendimento.

Linha do tempo de Diagrama Gantt: Um diagrama de gantt é muito utilizado em controle de projetos. No entanto, a principal finalidade em representar um projeto usando o diagrama de gantt é simplesmente retratar o andamento e acontecimento do projeto em um período de tempo, sendo preenchido conforme as tarefas vão sendo concluídas.

Linha do tempo dinâmica: Essa linha do tempo é caracterizada como um modelo avançado, permitindo o usuário manipular datas em tempo real, e visualizar o resultado obtido após as alterações. Podendo também simular acontecimentos e como eles ficarão representados.

Componentes de uma linha do tempo

Ao criar uma linha do tempo, podemos encontrar quatro componentes básicos:

  • Datas: marcam um período específico de destaque no diagrama.
  • Descrições: descrevem o acontecimento no período marcado.
  • Cabeçalhos (opcional): utilizada para separar os períodos com um grande acontecimento, sendo de uso opcional.
  • Imagens (opcional): objetivo principal de trazer informações visuais sem necessitar de textos para a situação.

Para cada componente é possível atribuir um símbolo em cada acontecimento que vamos observar em cada exemplo de criação.

Ao desenvolver uma linha do tempo, uma das ferramentas mais conhecidas é sem dúvidas o Excel, e é sobre ele que vamos aprender a seguir.

PUBLICIDADE

Como Fazer Linha do Tempo no Excel

O Excel é uma das inúmeras ferramentas utilizadas para criar linha do tempo sem necessitar de desembolsar grandes recursos.

A seguir, preparamos cinco exemplos para criar linha do tempo no excel.

1. Linha do Tempo usando SmartArt no Excel

O SmartArt é um recurso de fácil entendimento e inserção automática para diversas tarefas no Excel.

Nesse momento, vamos poder desenvolver uma linha do tempo básica, com inserção de períodos automáticos conforme descritivo manual.

Em primeiro lugar, com a planilha do Excel aberta, vamos seguir o passo a passo a seguir: Guia Inserir -> Inserir SmartArt.

como-inserir-linha-do-tempo-smartart

Após encontrar o SmartArt, precisamos encontrar o modelo tradicional de Processos e buscar pela linha do tempo básica (passando o mouse sobre a imagem).

como-criar-linha-do-tempo-básica

Com a seleção sobre o modelo básico, o excel vai nos oferecer um campo de edição, onde poderemos descrever cada etapa de um processo, assim como também inserir novos campos.

No exemplo a seguir, vamos dar a nomenclatura de acontecimentos em período anual, iniciando em 2000, e finalizando em 2020.

PUBLICIDADE

Para cada acontecimento, será inserido um texto.

como-descrever-uma-linha-do-tempo

Após a inserção, através da guia de formatação é possível colocar cores personalizadas em cada etapa da linha do tempo para melhorar o modelo visual ainda mais.

Portanto a linha do tempo de modelo básica usando SmartArt está finalizada.

2. Linha do Tempo usando Tabela Dinâmica no Excel

O uso de tabelas dinâmicas no Excel está cada vez mais presente, e ela nos oferece uma grande vantagem, a possibilidade de inserir um filtro de linha do tempo, sempre que um campo formatado como Data esteja presente na base de dados.

Para representar de maneira simples, vamos utilizar uma base de dados simples, composta com uma coluna formatada em Data.

linha-do-tempo-com-tabela-dinâmica

Com a base de dados criada, vamos então inserir uma tabela dinâmica de formato simples. Após isso, podemos inserir a coluna de Exemplo na tabela em formato de linha.

criar-tabela-dinâmica-de-linha-do-tempo

Em segundo lugar, com a tabela dinâmica criada, através da guia de Análise, será habilitado um campo juntamente com a segmentação de dados responsável por inserir linha do tempo no Excel.

selecionar-linha-do-tempo-excel

Selecionando a opção de inserir linha do tempo, o Excel irá identificar todos os campos da base de dados formatados com data e solicitar a sua seleção que deseja inserir a linha do tempo.

PUBLICIDADE
inserir-linha-do-tempo

Essa linha do tempo estará disponível o formato de data para inserir, sendo possível selecionar períodos, trimestres, anos, entre outros modelos.

linha-do-tempo-excel

Com o botão criado, você pode selecionar entre período mensal, trimestral, anual, semestral, entre outros. Após isso, todos os dados vinculados serão alterados conforme a seleção.

Perceba que quanto maior for a sua base de dados, mais interessante o resultado ficará.

3. Linha do Tempo usando Gráfico de Dispersão

Os gráficos disponíveis no Excel também permitem a criação de linhas do tempo, com a ajuda de seu eixo horizontal ou vertical. No entanto, o mais indicado para a situação é através do gráfico de dispersão.

Usando a mesma base de dados anterior, precisamos inserir uma coluna extra, onde vamos dar o nome de Nota, ou seja a nota para cada vendedor em um período de tempo.

base-de-dados-dispersão-excel

Após isso, vamos inserir um gráfico de dispersão, utilizando como eixo horizontal a base de exemplo.

como-criar-gráfico-de-dispersão-no-excel

Com o gráfico de dispersão criado, é possível observar uma linha do tempo bastante diferente dos modelos anteriores, mas que nos trazem uma aparência visual bastante inteligente.

Essa etapa é a mais importante, pois precisamos selecionar os eixos do gráfico de dispersão. Ou seja, para o eixo horizontal, precisamos selecionar a coluna de data, para o eixo vertical, é necessário selecionar a coluna de nota, onde os valores serão representados.

PUBLICIDADE
gráfico-de-dispersão-linha-do-tempo

Nessa tarefa, o gráfico pode ficar totalmente em branco após a seleção de dados. No entanto, ele pode ser liberado através dos títulos dos eixos estarem sem a seleção.

4. Linha do Tempo usando Diagrama de Gantt

Em quarto lugar, podemos utilizar o diagrama de Gantt como um modelo de linha do tempo.

Esse modelo é caracterizado como avançado quando olhamos para o lado operacional que o Excel nos oferece, no entanto, ele traz uma aparência bastante moderna e visual.

O diagrama de gantt pode ser representado através de formatação condicional ou também utilizando um gráfico de colunas verticais.

Portanto, utilizando a mesma base de dados anterior, vamos inserir um gráfico de barras empilhadas.

como-criar-uma-linha-do-tempo-barras-empilhadas

Após a criação, vamos formatar o gráfico demonstrando as categorias em ordem inversa, o gráfico terá uma aparência semelhante abaixo.

criar-linha-do-tempo-barras-empilhadas

Diante o gráfico gerado, é possível deixar o maior período com formatação sem preenchimento, permitindo uma excelente visualização de diagrama gantt. Com o gráfico selecionado, remova o preenchimento da forma.

ordem-inversa-linha-do-tempo

O resultado final, será assim:

linha-do-tempo-barras-empilhadas

Portanto, esse é uma ótima maneira de representar uma linha do tempo em excel. Lembrando que o modelo visual e lado demonstrado é definido pelo usuário, você poderá inverter o resultado final se desejar.

Como Criar uma Linha do Tempo no Google Slides

Por fim, nosso quinto e último exemplo de criação de linha do tempo será realizada através da plataforma gratuita do Google Slides, ferramenta excelente para desenvolver linha do tempo.

PUBLICIDADE

Etapa 1: Crie uma apresentação em branco através do Google Slides:

criar-linha-do-tempo-google-slides

Etapa 2: Através da guia Inserir, vamos buscar pelo campo Diagrama e selecionar.

inserir-linha-do-tempo-google-slides

Etapa 3: Selecionar a opção de linha do tempo, onde demonstrará diversos modelos pré iniciados.

selecionar-linha-do-tempo-slides

Etapa 4: Escolha o modelo mais adequado para a sua situação.

O google slides nos oferece diversos modelos prontos que necessitam apenas de preenchimento e edição de textos, facilitando nossa rotina, além de sempre manterem o portfólio atualizado.

formatar-google-slides

Etapa 5: Resultado final. Podemos observar que utilizando uma plataforma especializada em linha do tempo focada no visual, o resultado surpreende.

resultado-final-google-slides

Portanto, no decorrer desse passo a passo aprendemos pelo menos cinco exemplos de como fazer uma linha do tempo no Excel e também através do Google Slides.

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348