Planilha de Horas Extras: Controle de Suas Horas Trabalhadas

Ter o controle de Horas Extras dos colaboradores é uma tarefa do RH (Recursos Humanos) de uma empresa, esse procedimento pode ser facilitado com o uso de uma Planilha de Horas Extras capaz de automatizar a rotina e oferecer dados precisos.

Embora é necessário um conhecimento sobre a legislação trabalhista no momento de gerar a folha de pagamento do colaborador com o uso de uma Planilha para Controlar as Horas é possível que essas informações sejam inseridas e configuradas apenas uma vez.

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Com isso, vamos destacar abaixo algumas dicas e pontos importantes no momento de lançar as horas extras e entender também um pouco do conceito principal, além disso vamos apresentar uma excelente planilha para fazer esse controle.

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Importância de Controlar as Horas Extras

Uma das principais vantagens de controlar as horas extras é evitar processos trabalhistas para a sua empresa. Um dos principais causadores de processos são os frágeis controles utilizados pelas áreas de RH.

Por isso um controle detalhado com o apoio do Excel pode ser muito útil no momento de apurar as horas extras e demonstrar o valor a ser pago ao colaborador.

Abaixo, confira 3 pontos importantes a ser levado em consideração em um controle de horas extras bem feito.

1. Está de acordo com a legislação

Sabemos que a legislação está sempre em constante atualização de informações. Além disso, os colaboradores da área de Recursos Humanos precisam estar por dentro das principais novidades no mercado de trabalho.

Por outro lado, quando se utiliza uma planilha para auxiliar o acompanhamento é necessário que a atualização na planilha apenas uma vez, ou seja: Após uma atualização na legislação é necessário apenas uma atualização na planilha para se manter de acordo.

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2. Redução de custos para empresa

Quando o monitoramento da empresa está correto encima das horas extras dos colaboradores, ela acaba economizando no pagamento e evitando pagamentos indevidos ou acima do necessário.

Veja um exemplo que pode ser evitado:

  • Colaborador acaba ficando uns minutos a mais no trabalho todos os dias. Sem o controle diário dessa situação, ao final do mês esse colaborador pode estar com muitas horas extras para serem recebidas, causando um efeito negativo nas finanças da empresa.

3. Controle de produtividade e otimização de atividades

Uma análise bem apurada a partir da planilha de horas extras é possível identificar se alguns colaboradores estão sobrecarregados.

Após essa análise, é possível encontrar oportunidades e tomar decisões de ampliar o quadro de funcionários para evitar que a pessoa realize muitas horas, ou deslocar algum colega para auxiliar nas atividades.

Como Fazer um Controle de Horas Extras?

Hoje existem muitas maneiras de desenvolver um controle de horas extras, inclusive dependendo o tamanho de sua empresa, o próprio sistema operacional pode realizar esse apoio.

Além disso, existem alguns sites web para facilitar:

Por outro lado, em empresas menores a realidade é diferente. E nesse momento o auxílio de uma planilha bem elaborada pode ser suficiente.

Diante isso, preparamos uma planilha de controle de horas muito boa para facilitar o seu desempenho e rotina.

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Abaixo, confira um pouco sobre ela.

Planilha de Horas Extras

A Planilha de Horas Extras foi realizada para facilitar o uso da área de Recursos Humanos ou responsável pelo controle de horas extras em sua equipe.

Diante uma planilha tão completa desenvolvida pena OnSide Corporation, destacamos algumas das principais funcionalidades que serão encontradas, são elas:

  1. Cadastro de colaboradores, cargos e salários.
  2. Lançamento de horários de entrada e saída, com cálculo automático de horas.
  3. Resumo mensal com horas positivas ou negativas.
  4. Relatório final disponível para impressão.

Além disso, confira um pouco a imagem visual que você irá encontrar, onde acaba nos chamando a atenção pela modernidade e qualidade.

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Principais Regras para Cálculo de Horas Extras

Existem sempre algumas dúvidas básicas quando estamos em contato pelas primeiras vezes, dentre elas, destacamos algumas das principais:

  • As Horas extras podem ser adicionais em 50%, 100% ou 120% a depender de alguns critérios, como dia da semana, horário trabalhado.
  • Em domingos e feriados o valor da hora extra é apurado em 100%.
  • Horários adicionais na semana ou sábado a hora é acrescida em 50%.
  • Algumas empresas possuem acordo coletivo que podem definir algumas regras importantes, como é o caso do acordo coletivo.

Com o uso da planilha essas alternativas e regras serão calculadas automaticamente com a principal vantagem de facilitar o usuário.

Cuidados importantes

Alguns cuidados precisam ser levados em consideração quando automatizamos com ferramentas terceiras:

  • A planilha precisa ser atualizada com frequência de acordo com as leis trabalhistas.
  • Criar o hábito de realizar conferências em horários informados.
  • Conferir tudo o que você inserir. (Como a inserção é manual pode ocorrer erros de digitação).

Portanto, como conhecemos as principais funcionalidades da Planilha, vamos resolver algumas perguntas comuns.

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Dúvidas Frequentes

Vale a pena usar uma Planilha de Horas Extras?

Sim. Com o uso de uma planilha para desempenhar atividades rotineiras, o seu desempenho acaba sendo maior. Além disso, acaba sendo mais assertivo nos lançamentos.

Como montar uma Planilha de Horas Extras?

Nesse caso recomendamos buscar alguma empresa capacitada e especializada na área para auxiliar no desenvolvimento da ferramenta. Crie a sua própria, apenas se dominar o assunto e tiver conhecimento sobre as leis trabalhistas.

Como os cálculos de horas extras são realizados?

Todos os cálculos de horas extras seguem de maneira rígida as principais leis trabalhistas, e acompanham das mudanças frequentes que podem ocorre.

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Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

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