Quais os Tipos de Inovação: 5 Exemplos

O conceito de inovação vem sendo presente na vida dos brasileiros, é bastante frequente ouvir sobre inovação, no decorrer desse artigos vamos conhecer os principais tipos de inovação.

Uma Inovação é considerada sempre que seja explorado alguma ideia que acaba fazendo sucesso após a sua criação. No entanto, para que isso ocorra, é necessário algumas etapas.

PUBLICIDADE

Durante uma leitura conseguimos identificar os principais tipos de inovação que podem ser inseridos após a sua ideia e tirados do papel.

1. Inovação de Produto

Se relaciona diretamente a melhoria de algum produto existente com acréscimo de alguma nova tecnologia.

Para esse exemplo é possível comparar a evolução de um produto observando os veículos da Tesla.

Os veículos estão sendo desenvolvidos com uma tecnologia diferente do que estamos habituados, esse exemplo podemos dizer que foi uma inovação que acabou a vir dar certo após alguma ideia brilhante de Elon Musk.

No entanto, para que uma ideia venha a dar certo é necessário muitos testes e aprimoramentos do produto.

2. Inovação de Processo

Como o próprio nome já diz, quando pensamos em processo, pensamos em otimizar o nosso tempo com ganho de produtividade. Em uma inovação de processos podemos observar a evolução em como uma atividade é realizada.

PUBLICIDADE

Observando alguns exemplos, podemos comparar como uma inovação de processo aquele carro que era realizado com serviço humano e foi substituído pela tecnologia de robôs.

3. Inovação de Modelo de Negócio

Quando referenciamos um modelo de negócio estamos identificando como uma venda de produto ou serviço oferecido é realizado. Ao observar esses detalhes, consideramos uma inovação toda a modalidade de oferecer esse serviço como alguma mudança.

Ou seja, ao invés de comprar um veículo da Tesla, podemos alugar esse mesmo carro por um custo menor e usar apenas quando precisar. Essa modalidade de negócio é uma inovação que faz o usuário final não precisar do capital para comprar, podendo usufruir dos benefícios naquele curto de espaço de tempo necessário.

4. Inovação Incremental

Na inovação incremental podemos observar mudanças menores em alguns produtos. Nesse caso, podemos observar as atualizações de aplicativos em que acabam recebendo novas funcionalidades.

Fazendo a referência a algum produto, podemos observar um iPhone com acréscimo de reconhecimento digital, e após isso também um reconhecimento de Face. Esses exemplos são considerados como mudança incremental.

No exemplo a seguir vai perceber a diferença entre inovação incremental e radical com o mesmo exemplo.

5. Inovação Radical

São melhorias realizadas e incrementadas em produtos que já existem, ao realizar algum exemplo para facilitar o entendimento podemos observar nos produtos da apple.

Por exemplo, uma inovação radical podemos considerar que um iPhone acabou virando um iPad. No entanto, essa inovação incremental embora manteve algumas funcionalidades, o conceito da ferramenta acabou mudando. Ao adquirir um iPad provavelmente você continuará utilizando o seu iPhone.

PUBLICIDADE

Qual a importância de Inovar?

Um dos principais fatores de quem está disposto a inovar é de agregar valor as pessoas com a melhoria de algum serviço, processo ou produto.

A inovação tem a capacidade de facilitar a vida diária das pessoas seja ela radical ou incremental. No entanto para que seja possível inovar de maneira objetiva é importante estar com a criatividade sempre ativa.

Quando pensamos em oferecer uma ideia para melhoria de algum processo, em primeiro lugar precisamos ter empatia e nos colocar no lugar do próximo que vai receber a inovação.

“Essa inovação faz sentido para mim, mas fará sentido para quem vai receber?”

Se colocar no lugar do próximo é fundamental para inovar e ser reconhecido pela sua inovação.

Como Inovar?

Por fim, para colocar tudo aquilo que estamos planejando em prática é importante saber como fazer para inovar.

Em uma empresa, é necessário observar as atividades que estão sendo realizadas e analisar oportunidades de melhorias dentro da organização para depois praticar algo novo.

Com o objetivo final traçado é necessário desenvolver mecanismos que ofereçam aos usuários finais uma facilidade em realizar aquela tarefa de maneira mais rápida e produtiva.

Além disso, é possível realizar conceitos de Big Data nas organizações para oferecer melhores oportunidades aos colaboradores.

PUBLICIDADE

Portanto, nesse artigo conhecemos os principais tipos de inovação e algumas dicas importantes para serem aplicadas em nosso dia a dia.

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348