Fluxo de Caixa Pessoal: 3 Motivos para você aprender a organizar suas Finanças

Monitorar suas receitas e despesas auxilia muito para equilibrar sua vida financeira, com o auxílio de um fluxo de caixa pessoal você pode gerir melhor seu dinheiro.

Além de manter um bom fluxo de caixa, pode ser cogitado a utilização de um aplicativo que monitore seus gastos. Você pode conferir alguns aplicativos recomendados para realizar a gestão.

PUBLICIDADE

Destacamos algumas dicas e motivos para você iniciar o seu.

O que é Fluxo de Caixa Pessoal?

Fluxo de caixa pessoal é usado para controlar suas receitas e despesas. Embora, seja preferencialmente utilizado em empresas, podemos utilizá-la através das finanças pessoais.

Além disso, uma das suas principais finalidades é trazer uma projeção de saldo na conta em um período futuro. Tal ação traz grande facilidade quando precisamos organizar nossa vida financeira.

Portanto, além de auxiliar na sua rotina financeira, te trará uma visibilidade maior sobre seus gastos.

Ao utilizar um fluxo de caixa em seu controle financeiro pessoal você terá uma análise completa sobre sua situação atual.

Por outro lado, podemos utilizar um fluxo de caixa para outras finalidades, como por exemplo:

PUBLICIDADE
  • Monitorar valores disponíveis para investimentos.
  • Domínio total de receitas e despesas.

Quando se trata do ramo empresarial, utilizamos um fluxo de caixa para obter e projetar a rentabilidade de uma empresa, com valores futuros.

Auxiliando também em um possível endividamento que possa ser evitado.

Portanto, saber utilizar um fluxo de caixa corretamente te fará obter o maior aproveitamento de sua renda de maneira segura.

Qual a sua importância?

Um dos papéis mais importantes quando se pensa em um fluxo de caixa pessoal é a possibilidade de organizar seus investimentos.

Se você tem planos de um dia se tornar investidor, ou já está iniciando, ou já se encontra nesse patamar, você já tem motivos de sobra para utilizar seu fluxo de caixa pessoal.

Sua maior vantagem é conseguir projetar sua renda ao final do mês e saber quando poderá destinar aos seus investimentos.

Por outro lado, ele pode auxiliar na sua criação da reserva de emergência, que é o ponto fundamental e o primeiro passo para quem deseja iniciar nos investimentos.

Outro porém observado por usuários de fluxo de caixa é que ele auxilia a você manter o foco em seus objetivos, com visão ampla de seu dinheiro.

PUBLICIDADE

1. Como fazer seu Fluxo de Caixa Pessoal?

A partir de agora vamos aprender a como fazer um fluxo de caixa.

Em primeiro lugar, você já deve ter em mente que se trata de um processo bastante simples. Em resumo, você precisa desenvolver disciplina de se manter atualizado.

Controlar seus gastos de acordo que eles acontecem é fundamental para uma saúde financeira bem planejada.

Se você é mais adepto as tecnologias e gosta de estar em meio ao mundo digital você pode fazer esse monitoramento através de aplicativos de celular, ou programas desktop.

Por outro lado, planilhas de excel também são uma saída. Principalmente no site da Studio Excel, onde fornecemos gratuitamente planilhas para esse controle.

Ao final desse artigo você pode baixar a sua.

No começo até você pegar o hábito de monitorar seus gastos pode parecer difícil, mais a partir do momento que você começa realizar com frequência, esse hábito se torna algo normal.

Se você perceber que seu dinheiro está sendo pouco no final do mês, pode conferir nossas dicas para fazer alguma coisa para ganhar dinheiro, mesmo sendo pouco.

PUBLICIDADE

2. Por que usar um Fluxo de Caixa Pessoal?

Um fluxo de caixa pessoal realizado com disciplina vai te auxiliar sobrar dinheiro.

Chegar ao final do mês e verificar que não faltou dinheiro, traz uma sensação boa, não?

Pois bem, através de um controle financeiro isso é super possível que isso comece a acontecer depois de alguns meses monitorando.

Confira alguns benefícios que um fluxo de caixa pessoal, podem te trazer, considerando curto, médio ou longo prazo. Confira:

  1. Exatidão no seu dinheiro entrante e de saída, e no que ele foi usado.
  2. Possibilidade de tomar decisões que possibilitem economia, ou maiores gastos.
  3. Ter certeza que seus gastos estão em conformidade com sua renda.
  4. Monitoramento de várias contas em um só lugar, caso venha a possuir mais de uma.

Com o seu fluxo de caixa pessoal, algumas dessas atividades passam a ser mais tranquilas. Use com disciplina.

3. Como manter disciplina?

Aqui está um dos principais motivos que as pessoas desistem logo após iniciar seu fluxo de caixa pessoal.

Ter e manter disciplina não é uma rotina de qualquer um, você pode conferir aqui diversas dicas para manter disciplina.

Um estudo diz que uma pessoa que está comprometida com alguma atividade e deseja permanecer sem desistir, nunca deve dizer: “Hoje não.”

PUBLICIDADE

Manter sua rotina mesmo em dias difíceis vão demonstrar que sua disciplina está em dia, e seu sucesso no fluxo de caixa pessoal estará chegando em breve.

Por outro lado, se você é daquelas pessoas que está sempre deixando suas prioridades de lado, e realizando elas sem nenhuma prioridade, você tem tudo para desistir no meio do caminho.

Planilha para Fluxo de Caixa Pessoal para Download

Como mencionamos anteriormente, você tem algumas alternativas para monitorar seus gastos e receitas, depende muito do seu hábito com a tecnologia.

Assim, como recomendamos aplicativos financeiros que desenvolvem esse controle.

Desenvolvemos uma planilha de fluxo de caixa pessoal para que você inicie hoje mesmo através de um download gratuito.

Portanto, a partir de hoje a única desculpa que você poderá usar em não seguir seu controle financeiro, será sua falta de disciplina.

Por outro lado, se você realizou a leitura até aqui é por que deseja virar a chave, e com isso estamos disponibilizando a você nossa planilha de fluxo de caixa pessoal.

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348