Caixa de Seleção no Google Planilhas

No decorrer desse artigo vamos conhecer três exemplos de como usar a caixa de seleção do google planilhas de maneira simples.

Diferente da caixa de seleção no Excel, através do google planilhas podemos inserir diretamente na célula, o que nos facilita muito mais a realizar tarefas.

PUBLICIDADE

Quando olhamos para o ganho de produtividade que utilizar as caixas podem nos trazer, é possível observar que facilita. Ou seja, suas atividades passam a ser facilitadas e realizadas de maneira mais rápida.

A seguir, vamos entender um pouco o principal conceito, e logo a seguir partir para os exemplos.

O que é uma Caixa de Seleção?

Uma caixa de seleção é um objeto responsável por trazer informações de dois critérios, sendo eles verdadeiro ou falso, está disponível nas plataformas de Excel e também Google Sheets, permitindo realizar tarefas com simplicidade.

Diferente do botão de opção, uma caixa é composta por diversas seleções simultâneas.

Como Inserir uma Caixa de Seleção no Google Planilhas

Em primeiro lugar, é necessário estar com a plataforma do google planilhas aberta, se você ainda não acessou, acesse aqui.

Após isso, vamos selecionar a célula que desejamos inserir a caixa, e em seguida, selecionar a opção de Inserir -> Caixa de Seleção.

PUBLICIDADE
como-inserir-caixa-de-seleção

Logo em seguida, a plataforma já vai inserir uma caixa diretamente no centro da célula que estava selecionada.

Como a caixa de seleção é composta?

Quando inserida diretamente na célula, quando selecionamos pela primeira vez, podemos observar um texto sobre ela:

  • true: No mesmo significado de verdadeiro, sempre que estiver selecionada, estará no formato true.
caixa-de-seleção-true
  • false: No mesmo significado de falso, sempre que a caixa estiver sem a seleção realizada, estará sendo representada por false.
caixa-de-seleção-false

Após entender e observar os conceitos básicos de uma caixa de seleção, podemos dar andamento nas tarefas de lógica, onde será possível desenvolver algumas fórmulas através das seleções.

1. Caixa de Seleção com Função SE

Em primeiro lugar, vamos considerar uma situação onde a caixa de seleção sempre que estiver selecionada, nos trará a informação de um aluno aprovado, caso contrário reprovado.

Para isso, podemos usar uma função de lógica se. Selecionando a célula B1, vamos inserir a seguinte fórmula:

  • =IF(A1=true;”Aprovado”;”Reprovado”)

Nesse caso, estamos criando a condição que sempre que nossa caixa de seleção estiver selecionada em true, então será: Aprovado.

função-se-caixa-de-seleção

Observe que como a caixa de seleção é inserida diretamente na célula, nos facilita bastante para criar condições assim.

Após isso, repita o mesmo procedimento para cada aluno que for avaliado, nesse caso é possível utilizar a alça de preenchimento para replicar os valores.

PUBLICIDADE

2. Caixa de Seleção com CONT.SE

A função de CONT.SE é uma ferramenta excelente que nos permite contar diversos valores preenchidos em células. Já pensou maneiras de utilizar ela com a caixa de seleção?

Pois bem, considere um exemplo, onde temos uma lista de avaliação para realizar. Mas em uma grande quantidade, não sabemos exatamente o número de pessoas que serão avaliadas.

Sendo assim, é necessário realizar um contador a partir de uma caixa de seleção selecionada.

Para isso, vamos utilizar a função cont.se.

função-count-if-caixa-de-seleção

Em resumo, como intervalo podemos selecionar a coluna das caixas inteira, pois ele vai diferenciar os valores caso selecionado, caso não selecionado.

Ao observar o critério, podemos informar que o contador será atuado apenas quando a opção estiver em modo true.

Repita esse mesmo procedimento para o número que precisar de informações.

3. Caixa de Seleção com SOMASE

Por fim, também é possível utilizar a caixa de seleção no google planilhas junto com a Função SOMASE.

PUBLICIDADE

Nesse caso, nosso exercício será realizar a soma de itens de um supermercado e trazer o valor total do pedido conforme a seleção realizada.

Em nosso operacional podemos seguir o mesmo método anterior selecionando o intervalo, e o critério. Em seguida, vamos utilizar a coluna com os valores inseridos para representar a soma desses itens.

função-sumif-caixa-de-seleção

Como é possível observar, a medida que selecionamos o item necessário para incluir no orçamento, a planilha identifica que a seleção foi realizada, e também soma os valores individuais de cada célula.

Portanto, aprendemos nessa aula três exemplos práticos de como usar uma caixa de seleção no google planilhas. Aproveite para se inscrever em nosso canal e ficar por dentro das novidades em vídeo aula.

Compartilhe
Rafael Schreiner

Rafael Schreiner

Artigos: 348